Uma boa para os hipertensos

Restaurantes terão que oferecer cardápio sem sal
A assembleia Legislativa (AL) aprovou o projeto de lei do deputado estadual Manoel Brasil (PRB) que obriga os restaurantes, bares, lanchonetes e demais estabelecimentos que ofereçam refeições/ alimentação ao público a disponibilizarem opções de pratos quentes sem adição de sal.

O objetivo da proposta é possibilitar ao hipertenso a opção de ingerir comida sem sal, visto que a hipertensão é hoje uma questão de saúde pública.

De acordo com o deputado Manoel Brasil, a iniciativa não vai tornar o preço da comida mais caro, pois a exigência é que a opção seja no cardápio. No caso dos restaurantes, self-service, cabe ao estabelecimento determinar a quantia adequada para clientes que possuem a doença. “O essencial é que o hipertenso possa ingerir comida sem sal, por ser prejudicial, usá-lo sob orientação médica ou de um nutricionista, visto que o sal quando ingerido em excesso, pode reter liquido o que é perigoso, principalmente para quem tem pressão alta”, ressalta o parlamentar.

Além dos cuidados em relação ao consumo do sal, o paciente hipertenso deve ser estimulado através de campanhas nos estabelecimentos a seguir uma dieta balanceada, privilegiando frutas, verduras, carne magra, grãos e cereais.

(Assessoria de Comunicação do Dep. Estadual Manoel Brasil (PRB/AP)

  • Excelente iniciativa. Sugiro ao deputado incluir no projeto opções doces e sobremesas apropriadas para diabéticos. É imenso o número de pessoas com hipertensão e diabetes, que geralmente são distúrbios associados. Um cardápio come esse diferencial será positivo inclusive para os comerciantes, que ganharão mais clientes.

  • O Deputado Manoel Bate Coração Brasil faz um “gol” em defesa da população hipertensa. Resta saber se os restaurantes e similares cumprirão com o projeto do parlamentar. Tomara que ocorra fiscalização, haja vista que muitas vezes leis não são cumpridas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *