Vereadores de Santana homenageiam jornalistas

Por iniciativa do vereador Richard Madureira (PT) a Câmara Municipal de Santana fez sessão solene ontem em homenagem aos jornalistas,  radialistas e blogueiros.
Jornalistas e comunicadores de todos os veículos de Santana e vários de Macapá foram agraciados com o título de “Honra ao Mérito Jornalístico Santana” pelos serviços prestados em prol da sociedade santanense. “Fizemos questão de homenagear homens e mulheres que exercem de forma ampla e irrestrita toda forma de comunicação que usufruímos em nosso dia-a-dia: rádios, jornais impressos, televisões e blogs”, ressaltou Richard Madureira.

Foi uma festa bonita e emocionante onde os vereadores reafirmaram que não existe democracia onde não há imprensa livre e ressaltaram o importante papel da imprensa, dos jornalistas, radialistas e  demais comunicadores  em defesa da liberdade e da cidadania.

Vereador Richard Madureira

O vereador Richard Madureira (PT) enfatizou que “homenagear a imprensa é homenagear a liberdade, bandeira maior de nossa própria vida. Não se concebe um estado democrático de direito sem liberdade de imprensa e de expressão.”

Esta blogueira foi uma das jornalistas homenageadas. Confesso que fiquei emocionada quando em seu discurso Richard Madureira disse: Quero pedir licença a todos para falar especificamente de uma pessoa, para que a partir dela eu possa homenagear a todos que aqui se encontram. Esta senhora, conhecida e reconhecida nacionalmente por sua luta pela liberdade de expressão é o símbolo maior da nossa imprensa tucuju. Ela, perseguida e censurada jamais se curvou e jamais se calou.
Alcinéa Maria Cavalcante Costa, filha do saudoso poeta Alcy Araújo e da professora Delzuíte Cavalcante, começou suas atividades jornalísticas aos 14 anos e desde lá jamais parou. Parece que William Blake escreveu esta frase para ela: “Quando a imprensa não fala, o povo é que não fala. Não se cala a imprensa. Cala-se o povo”.

Quero deixar registrado aqui o meu agradecimento aos vereadores santanense e em especial ao vereador Richard Madureira. Muito, mas muito obrigada mesmo, pela homenagem, pelo reconhecimento ao meu trabalho.

Eu recebendo do vereador Richard o título de “Honra ao Mérito Jornalístico Santanense”. Também receberam a mesma honraria os blogueiros Diniz Sena e Alcilene Cavalcante

Representando as mulheres jornalistas discursei na Câmara de Vereadores de Santana

(Fotos: Diniz Sena)

  • Merecida homenagem.
    Quanto ao discurso do vereador, desculpem-me a franqueza, mas partindo de um político, é conversa pra boi dormir e me soou pretenciosa, considerando o prestígio jornalístico da Alcinéa para o Amapá.

  • Parabens e felicidades, sua carreira demonstra a sua sensibilidade com esta profissão de muita responsabilidade.

  • Gostei de ver o vereador Richard fazendo a a homenagem. O conheci quando assessorei o prefeito Nogueira e por algum tempo fiquei subordinada a ele. Hj o tenho em minha vida e faz parte de meu círculo de consideráveis e respeitáveis. Pessoa sensível e humana, Richard é o ser de quem podemos falar sem medo, que é um político que respeita a imprensa e os jornalistas sem medo de ser feliz.Ouvinte,leitor,comentarista,telespectador,é daqueles que não se intromete no trabalhos alheio, mas respeita e alimenta a curiosidade jornalística na medida,sem autoritarismo nem ordens absurdas. A homenagem foi justa e merecida.Parabéns aos homenageados e ao vereador Richard.
    Mariléia Maciel

  • Não sou de elogiar políticos, porém, tenho que elogiar a iniciativa deste vereador e da Câmara Municipal de Santana pelo reconhecimento do trabalho da imprensa.
    Suas palavras, ao contrário do pensamento da alta liderança de seu partido, refletem a realidade e a necessidade da liberdade de imprensa para o exercicio pleno da democracia. Parabéns a você Alcinéa e a todos os jornalistas que destemidamente tem enfrentado os obstáculos pertinentes ao trabalho de quem tem compromisso com o jornalismo verdade e que tem como lema ver um dia o bem estar do povo e a honestidade triunfar sobre a corrupção neste País.
    Sds,

  • A Embaixadora Cultural de Macapá já coleciona diversos e significativos premios, de forma merecida. Ora, pra quem faz seu mister com zelo e responsabilidade, como é o caso da Alcinéa, nada mais justo. Então… prepara a estante e enche-a com nossas bênçãos e os prêmios que conquistares.

  • Que linda frase de William Blake…
    Parabéns minha querida Alcinéa Maria Cavalcante Costa (não sabia que teu nome era comprido assim…rs)

  • Querida, você merece muito, sucesso sempre na sua caminhada. Super feliz por conhecer uma pessoa assim como você. Um forte abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *