Vigilância Sanitária apreende 2 toneladas de alimentos impróprios para consumo no supermercado Favorito

A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Macapá deu uma batida  na manhã de hoje no supermercado Favorito e o que encontrou lá é um atentado à saúde.

Todos os tipos de pães eram feitos com ingredientes vencidos

Na badalada e frequentadíssima lanchonete do supermercado, os técnicos da VS descobriram que todos os ingredientes dos pães, doces, biscoitos e outras guloseimas eram feitos com ingredientes cujos prazos de validade já estavam vencidos. Sim, gente. A manteiga, o trigo, o fermento, patês, geléias, queijos, presuntos, mortadelas e tudo o mais que deveria ir pro lixo por estar com prazo de validade  vencido era aproveitado na lanchonete, onde os funcionários não tem carteira de saúde e nem há responsável técnico na área de manipulação de alimentos.

Data de validade: 8 de dezembro de 2010

Mas o problema não era só na lanchonete. Nas câmaras frias, a Vigilância Sanitária também encontrou produtos com prazo de validade vencido. E pasmem! Tinha até produto que venceu em dezembro do ano passado. Isso sem contar com os frios que estavam com embalagens violadas. Nas gôndolas, mais uma enorme quantidade de produtos impróprios para consumo, ou por estarem vencidos, ou violados, ou com as latas amassadas ou acondicionados sem as mínimas condições de higiene.

Latas amassadas: risco de contrair botulismo

Foram quase duas toneladas de produtos que a Vigilância Sanitária apreendeu naquele supermercado e interditou as áreas de panificação, frios, restaurante e câmaras frias.
Deveria era ter interditado o supermercado inteirinho.
Sabe lá quantas pessoas já adoeceram por causa da ganância dos donos do supermercado.

  • Querida Alcineia, qual será o seu posicionamento mediante a divulgaçao dos autos de fiscalizaçao apresentados a imprensa pelo Supermercado Favorito? Ao formular o texto de acusaçao em seu conceituado blog, nao passou pela sua cabeça consultar a outra parte? Se tivesse tido tal iniciativa, talvez nao precisasse passar por vexame.

    Lamentavel!

    • Se alguém passou vexame, eu posso garantir que não foi a cara blogueira, porque ela não vende nada, imagine vencido.

  • Será que esses supermercados em Macapá não se reunem para tabelar preços? Olha só, o problema está também na precariedade do sistema de esgoto, simplesmente não temos. Exemplo: Na feira do Perpetuo Socorro os ratos passam pela gente como se fosse cachorro que, aliás, este é um outro problema. A cidade está tomada por dejetos de tudo quanto é lado. As pessoas se acostumaram com isso porque não é uma prioridade pública. É preciso que haja coletas de lixo e saneamentos bem definidos. Afinal, a infraestrutura de uma cidade pode educar seu próprio cidadão. Você sabia que as fezes das casas do Perpetuo Socorro são jogadas no rio. A agua que tomamos é desse mesmo rio. As vezes você adoece e não sabe porquê. Até que melhorou em alguns aspecto, por exemplo, nas lachonetes o pessoal a touca e a luva de plastico. Mas só usa para impressionar porque quando manuseia o alimento, eles pegam em tudo com a mesma luva em qualquer coisa. Macapá está ainda na Idade Média.

  • Cara Alcinéa. Ouvi falar que foram encontrados produtos vencidos e outras irregularidades nos SUPERMERCADOS FORTALEZA também. Procede essa informação? Se sim, solicito que seja divulgado também, pois é inegável que seu site exerce um importante papel perante a sociedade amapaense, até em razão de sua imparcialidade.

  • CONCORDO COM SUAS PALAVRAS DONA GLEYCE,,, A FISCALIZAÇÃO TERIA QUE SIMUTANEAMENTE EM TODOS OS SUPERMERCADOS DE MACAPÁ OU DE FORMA SIGILOSA, MAS ISSO MUITO DIFICILMENTE ACONTECERIA POS SEMPRE A POSSIBILIDADE DE INTERESSE DE ALGUM INTERESSADO, PRINCIPALMENTE NA DIVULGAÇÃO PREMATURA DOS ORGÃOS FISCALIZADORES…….. NO BRASIL ATÉ A IMPRENSA FUNCIONA NA MAIORIA DAS VEZES DE FORMA ANTE ÉTICA,,,,, CONTINUAREI A FAZER COMPRAS NO FAVORITO, LUGAR DE EXCELENTES PRODUTOS E DE PESSOAS LINDAS TRANSITANDO DENTRO DO SUPERMERCADO, ME SINTO BEM AO COMPRAR LÁ, POIS NA FILA DOS CAIXAS AS MULHERES SEMPRE ESTÃO PERFUMADAS E BEM VESTIDAS, DIFERENTE DE OUTROS SUPERMERCADOS E MERCANTISZINHOS DA CIDADE….. UM GRANDE ABRAÇO A TODOS POIS JA VOU INDO ATÉ O FAVORITO FAZER UMAS COMPRINHAS……..

    • Meu Deus, quanto preconceito neste comentário. Pessoas lindas e perfumadas, eu não há conhecço será que vc é tudo isso que ve nos outros linda e perfumada? Vc quer dizer que pobre, feios (pra vc) pois não existe pessoas feias existem a sem carater sem eticas, ladras do dinheiro públixo que são lindas e perfumados. Deverias se prender ao problemas. Mercadorias vencidas e mal manipuladas. Que se consumida não deixa niguem bonita e perfumada principalmente no banheiro. Ora pois bem, isso só pode ser escrito po alguem incosciente ciom o ser humano.

  • EU E TODA A MINHA FAMÍLIA FAZEMOS COMPRAS NO FAVORITO, DESDE QUE ELE FOI INAUGURADO, UTILIZAMOS OS ALIMENTOS DO RESTAURANTE E NUNCA VI IRREGULARIDADE NO MESMO, O AMBIENTE E ACONCHEGANTE E HIGIENICO, NÃO CABE A NÓS JULGARMOS O SUPERMERCADO E NEM TAO POUCO ENVOLVER O NOME DA FAMILIA PROPRIETARIA COMO FOI CITADO, HA ORGAOS FISCALIZADORES PARA ISSO, E TEM QUE SER FEITO DE FORMA LEGAL E COERENTE, DENTRO DA LEI, COISAS QUE AQUI NESSE ESTADO E EM OUTROS DA FEDERAÇÃO, NÃO FAZEM, E QUANDO FAZEM, ALGO DESSA NATUREZA E PROPORÇÃO, A PONTOS DUVIDOSOS, POIS SE TRATA DE UM EXCELENTE E LUXOSO SUPERMERCADO DE MACAPÁ,,,, E OS OUTROS, PORQUE OUTRAS EQUIPES NÃO OS FISCALIZARAM NO MESMO DIA???????? AGORA NÃO ADIANTA MAIS,,, CONTINUAREI FAZENDO AS MINHAS COMPRA NO FAVORITO E EM OUTROS SUPERMERCADOS TAMBÉM…..

  • Parabens Alcineia pela reportagem! o que aconteceu com as emissoras de Tv local que não noticiaram nada? sou ou melhor era cliente do favorito e me sinto enganado. Pode ter havido excesso da VS mais o fato que é o queijo da foto venceu em dezembro e eles são oferecidos fatiados na gondola, não da pra ver o prazo de validade.

  • É lamentavel que muitos dos empresários locais só tenham compromisso com o lucro, em detrimento em absoluto aos seus clientes.Há meses deixei de frequentar a lanchonete do Favorito por ter experimentando um queijo frescal ESTRAGADO!Reclamei e imediatamente o meu pedido foi atendido, mas o queijo continuou exposto no café da tarde para que outros o consumissem.O mesmo ocorreu com o chantilly servido no café.Fora, queijos e presuntos comprados no fupermercado que um dia após a compra já apresentavam bolor ou deteriorização.
    A visão de mercado do empresariado local parece ser de que estamos em um garimpo isolado na selva e que qualquer coisa, serviço ou produto – estragado, bem feito ou feito de qualquer forma – é o suficiente para o tipo de clientela que atendem.Em terra de cego, quem tem um olho é rei.Podem me criticar, ou pelo bairrismo burro ou por terem um horizonte de perspectivas próximo demais, mas tenho um lista de estabelecimentos que já frequentei e fui mal atendida ou fui servida com alimentos de qualidade, no mínimo, duvidosa.Em Macapá o melhor é: faça você mesmo.

  • Caro Carlos Franfrisco e outros que adoram puxar-saco por algum motivo, talvez por serem funcionários, dependerem de alguma forma a fim de defender o pão de cada dia ou pelo simples fato de acharem bonito puxar o saco de alguém,que é algo ridículo. Vocês deveriam estar mais preocupados com a saúde de vocês. Agora é muito fácil pra esses empresários esconderem os seus erros colocando a culpa em algum político, seja ele VEREADOR, PREFEITO, GOVERNADOR ou seja lá quem for. O fato é, se foi denúncia ou não, isso não interessa,a verdade é que foi encontrado alimentos fora da validade, e disso eu creio que ninguém tem dúvida, e se alguém acha que isso é perseguição, e fecha os olhos para a gravidade dos fatos, é porque não se importa com a sua própria vida,tanto faz estar vivo ou morrer por uma bactéria encontraqda em algum desses alimentos. Mas eu me preocupo não só com a minha saúde, mas também com as pessoas que amo. Agora isso vai virar rotina, porque no Favorito foram alimentos vencidos, na Yamada além de alimentos vencidos , ratos, baratas e outros brincavam de pira. Será que o Governador, ou quem quer que seja, está contra todos os donos de suprmercados ou estabelecimentos em geral? Vocês não acham que é muita paranóia ou mania de perseguição? Não defendo nenhum deles, pois não dependo de político para me manter. Triste de mim se dependesse. Mas não é por isso que não vou me importar, afinal de contas muitas vidas estão em jogo. Fechar os olhos e deixar de falar o que penso, isso eu não vou fazer nunca, sinto muito QUERIDO. Só acho que muita gente não quer acreditar. Eu também custei acreditar, pois imaginei que estava lidando com uma empresa séria, mas acho que me enganei, não só eu, assim como muitas outras pessoas. Espero que tudo isso seja um grande engano, algo que eu acho quase impossível, e que a verdade apareça, seja ela boa ou ruim.

  • meu comentario foi sensurado alcinea?
    na cozinha shopping macapá fecharam onde a padaria, alimento estragado brincava de pira …

  • Tive uma experiencia bem desagradável, em uma récem inaugurado restaurante. Eu e minha família fomos lanchar no local, que fica bem no centro do comércio. Pedi um pastel, e refrigerante, o restante preferiu jantar. Espereramos exatas meia hora, foi que minha esposa foi ao balcão perguntar o que estava havendo o por que da demora. A atendente afirmou que a moça da cozinha não havia percebido que o pedido havia caído no chão, e que era prara ela não preocupar-se. Minha esposa disse que ía cancelar o pedido. A atendente, insistiu, dizendo que o pedido , saíria em 15 minutos, e nesse caso, se não saísse nesse tempo, ela devolveria o dinheiro. Precisamente em 15 minutos estava os nossos pedidos em nossa mesa. PORÉM, eis que na primeira mordida, no meu aparentemente delicioso pastel, a carne estava em volta a um saco plástico. PODE! PROCESSO NELES! SÓ ASSIM MUDAREMOS ESSE QUADRO.

  • Infelizmente, se é verdade ou mentira, não vamos ter a confirmação disso nunca, pois o dinheiro sempre compra tudo. Vamos continuar a ser enganados, já que não temos muitas opções (…)
    ,agora o que me deixa mais impressionada é a falta de amor próprio que esses bando de puxa-saco defende o estabelecimento. Quero ver se tivesse acontecido algo grave com alguém próximo de algum deles, se estariam defendendo,ja que a questão aqui não é defender ou acusar alguém,e sim ver a veracidade dos fatos e punir os culpados para que casos como esses não se repitam mais. Pois eu como cliente me sinto enganada levando gato por lebre e isso não é justo. E na minha opinião, a melhor forma de punir esses empresários que acham que podem enganar a nós consumidores, é mexendo no bolso desses irresponsáveis…

    • Caro nobre Costa, como expliquei, tudo será devidamente esclarecido. A empresa possue os autos. O Sr entende o que é para um órgão como vigilancia sanitária receber uma suposta denúncia de alguma irregularidade na padaria e ao invés de investigar a situação, chegar na loja acompanhado de imprensa e mais de 20 fiscais…isso não existe!( O procedimento não é esse meu caro), além de levar todos os pães, sem teste algum, levaram os produtos do deposito de avarias, de maneira irresponsavel, associaram que aquilo seria usado na produção de alimentos, e não só associaram como afirmaram! O consumidor tem o direito de saber a veracidade dos fatos. A empresa não questiona a fiscalização, e sim a arbtrariedade cometida.

  • Bem que desconfiei que a historia tava mal contada, agora entendo porque tantas fotos! Tava até triste porque gosto muito de comer lá e admirada porque sempre via os donos comendo também.Existe muita maldade nesse mundo, meu pai foi comerciante e na época do Capi foi muito perseguido, sabe la se não é isso!

    • Só para esclarecer , a Vigilância Sanitária é um órgão municipal, subordinada portanto ao prefeito, acho dfícil o Capi ter alguma ingerência por lá.

    • Nossa. E eu coloquei em outro comentário, de brincadeira, que só faltava culpar o governador por isso tbem. E não é que tem gente que acredita mesmo? Fôlego!!!

  • Só para esclarecer mais duas coisas:
    No setor de fatiados que foi reinaugurado mais ou menos em setembro do ano passado, foi encontrada a tal peça de presunto que aparece na foto (venceu em dezembro), na época da reinaguraçao foram colocados freezers verticais novos, para acondicionar as peças de frios no setor de fatiados e assim não precisar ir na camara fria cada fez que precisasse fazer reposiçao, cabiam 5 peças em cada divisão do freezer, acontece que os irresponsaveis do setor nunca mexiam nas ultimas, sempre que utilizadas 2 ou 3, eles iam buscar mais e assim sempre deixavam as ultimas para trás, inclusive os fiscais quase não conseguiram retirar essa tal ultima peça de tão grudada que tava no gelo do fundo.
    O encarregado do setor ja foi afastado.
    Que fique bem claro que a empresa não orienta utilizar o que não presta, até porque são consumidores também.
    Tudo vai ser esclarecido como se deve,e as reais infraçoes encontradas não condizem com o que estão dimensionando!

    • Embora indignada eu entendo q todos merecem uma segunda chance ,era cliente assídua do supermercadoe e só voltarei a frequentar o local se os proprietário admitirem q houve erro e q o q estava ocorrendo n se repetirá, poois é difícil acreditar q foi armação ,niguém é tolo a esse ponto.

  • É MUITO FÁCIL INVADIR UM DEPÓSITO(SIM INVADIR! O POVO NAO SABE, MAS NINGUEM DA VIGILENCIA DE MACAPÁ É CAPACITADO PARA TAL OPERACAO) E IR DIRETO NO DEPÓSITO, NO SETOR DE PRODUTOS DANIFICADOS QUE SAO RENEGOCIADOS COM FORNECEDORES, RETIRAR PÃES SEM SEQUER FAZER TESTES, RETIRAR FRIOS DENTRO DO’PRAZO DE VALIDADE, DIZENDO QUE A TEMPERATURA NAO TA IDEAL (ISSO SEM MEDIR!)AH, PALHAÇADA. MOSTREM OS LAUDAOS DAS IRREGULARIDADES REAIS ENCONTRADAS!PAREM DE CONFUNDIR AS PESSOAS, COM ESSAS INFORMAÇÕES ABSURDAMENTES IRRESPONSAVEIS!!!

  • Só posso parabenizar a operaçao lineu silva quando os outros que fedem a carne podre forem interditados também.

  • Sou funcionário da matriz há dez anos, da forma que os fatos foram mostrados, nao me assusta que os clientes e que a populacao fiquem chocados, mas o que voces ainda vão saber, ja vou adiantando agora:
    A ação que houve na quarta feira foi um verdadeiro circo armado, eles chegaram com imprensa, procom e outros orgaos (eram mais de 20 pessoas) alegando que iriam investigar uma denuncia que se referia a padaria, porém se dividiram na loja e adentraram inclusive no depósito superior, camaras , no depósito onde ficam os produtos avariados (produtos amassados e vencidos) que são substituidos pelos fornecedoreos, saíram levando estes produtos ( todo comerciante sabe que existe essa área e sabem do procedimento) sairam retirando todas as peças de queijo, presunto e mortadela dos frrezers (todos dentro da validade), sob alegaçao de que a temperatura nao estava adequada (nem sequer possuiam termometro para medir), nem sequer possuiam balança para pesar… sairam levando todos os paes embalados ( sob alegaçao de que estavam improprios para o consumo) cadê exame laboratorial para atestar o que eles afirmram? Um abuso! Um verdadeiro show realizado por funcionarios que descumprem todas as regras de fiscalizaçao, serão eles concursados como a lei exige? asseguro que não! minha gente, os autos serão divulgados e vocês vão entender o que eu esto falando.

  • Sou cliente desde a inauguração do supermercado, do restaurante aos demais setores e nunca tive problema algum, sei da qualidade q o empreendimento possui, com produtos e atendimento diferenciado e uma coisa q sempre prezo ao comprar éa validade dos produtos. Desde o aparecimento do Supermercado, outras empresas buscaram como referência produtos e serviços oferecidos pelo Favorito.

    • O NOME DO CRIME QUE ESTES SERVIDORES “FISCAIS” É DE USURPAÇÃO CONFORME O CÓDIGO PENAL NO ARTIGO 161 ONDE ESTABELE QUE É CRIME EXERCER, SEM LEGITIMIDADE, UMA FUNÇÃO EU NÃO SABIA QUE AGENTE DE ENDEMIAS, MÉDICO VETERINÁRIO, NUTRICIONISTA ERAM FISCAL SEM CONCURSO PÚBLICO, OU SEJA, TODOS OS ATOS SÃO ILEGAIS. AGUARDEM…

  • A RDC 216/04 deveria por lei ser aplicada em todos os estabelecimentos que manipulam alimentos, além da presença de Nutricionistas para fazerem a supervisão continua dos processos de manipulação. A atividade de supervisão é de muita responsabilidade, pois o supervisor deve garantir o compromisso dos manipuladores em trabalhar conforme todas as regras de higiene necessárias à produção de um alimento seguro e saudável.

    • Seriedade? por que a vista grossa para o canal da Av. mendonsa Junior, aquilo sim é porcaria, e esses fiscais “serios ” não conseguem ver, vai entender, isso que chamo de DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS.

    • Sou e vou continuar sendo cliente do FAVORITO, sempre almoço no restaurante, e vou continuar, pois tenho certeza que existe responsabilidade de seus proprietários que também são consumidores do restaurante, pois sempre os vejo almoçando.
      A vigilancia sanitária tem que fazer o seu trabalho porem deve fazer com responsabilidade, e com conhecimento, não precisa esse picadeiro todo, quando o palco não é bem construido costuma quebrar.

  • Alcinéa eu tô lendo esses absurdo?! Amiga, que sociedade “caipira” nós temos?! Encontram , registram e provam que existe irregularidades e o povo, diz os donos são “legais” é perseguição! Ah tá! Queridos se vcs comem “merda” oferecida por amigos eu como consumidor e cliente não os conheço, nem quero. Quero pagar e receber o que a lei determina, é só!

  • [IRONIC MODE ON]
    Isso tudo é armação, as fotos de mais de duas toneladas de produtos alimentícios com prazos de validade vencidos são, na realidade, uma grande montagem. Talvez que foi a própria Alcinéa que fez isso no photoshop!!! E digo mais: a vigilância sanitária nunca esteve no Favorito. Na realidade, foram apenas atores ensaiando uma peça teatral, ou até ilusão de óptica mesmo.
    Cada dia que passa me surpreendo mais com a ingenuidade da população kkkkkkkkkkkkk

    • Sem noção! Se você tem interesses referentes ao estabelecimento e normal que diga tanta asneira. Faça o favor de não querer corromper os fatos, eu estive em loco e a vigilância estava atuando. É Fato.

      • ACHO QUE É ILUSÃO DE ÓTICA MESMO, E É POR ISSO QUE AINDA NÃO ACABARAM COM A NOJEIRA DA MENDONÇA FURTADO, A VILIGILÂNCIA SANITÁRIA NÃO EXISTE.

    • Alcinéa, posso retrucar por você com palavras da Bíblia?
      (Pv 26:4) Não respondas ao tolo segundo a sua estultícia, para que também não te faças semelhante a ele.

  • Se isso é verdade, então chego a conclusão que alimentos vencidos não fazem mal a saúde, pois, sou consumidor das delícias servidas no Favorito e nunca tive problemas por isso, inclusive minha filha de oito anos, devoradora de doces também nunca apresentou problemas de saúde.

    • Quanta ignorância, se você como consumidor não se importa de pagar por qualidade e receber produtos que infringem a segurança alimentar da população é um problema seu, mas não acho justo pagar por gato e levar lebre!

    • Jeremias, talvez vcs e metade da população de Macapá já desevolveram algum tipo de defesa no organismo. Mas que é barbaro é!!!!
      Desculpas pela brincadeira.

  • SEMPRE FAÇO AS MINHAS COMPRAS NO SUPERMERCADO FAVORITO, MAS A COMPRA DESSE MÊS RESOLVI COMPRAR NO SUPERMERCADO SANTA LUCIA PARA VER A QUESTÃO DE PREÇO E QUALIDADE MAIS TIVE UMA DECEPÇÃO.
    CHEGUEI EM CASA VERIFIQUEI QUE EXISTIA UMA CARTELA DE IOGURTE DENTRO DA VALIDADE MAIS ESTAVA COM MOFO E A OUTRA UM QUEIJO MOFADO , MINHA FILHA NÃO SABENDO CONSUMIU E FUI PARAR NO HOSPITAL, É UM ABSURDO POIS A MINHA FILHA TEM A PENAS 3ANOS.
    INFELIZMENTE A BUSCA NÃO FOI FEITA EM TODOS OS SUPERMERCADOS AO MESMO TEMPO.
    POIS HOJE ESTÃO DETONANDO UMA EMPRESA QUE TRABALHA COM SERIEDADE.

    • Não se trata-se de concorrente, trata-se de saúde pública! O Santa Lúcia deve passar por inpeções também. Quanta ignorância estou lendo, é absurdo achar normalidade em consumir produtos vencidos! Surreal.

      • CARA, ACHO QUE VC É CONTRA OS EMPRESÁRIOS QUE MAIS EMPREGA EM MACAPÁ, VASI VER QUE VC NEM EMPREGA DIARISTA PRA SUA CASA, E NEM SABE O QUE É ADMINISTRAR UMA EMPRESA COMO O SUPERMERCADO FAVORITO, ONDE ELES EMPREGAM MAIS DE 200 FUNCIONÁRIOS, E UNS PALHAÇOS INBUTITIDO DE FALSO MORALISMO, TENTAM DENEGRIR A IMAGEM DE QUE TRABALHA DAS 6 DA MANHÃ E VAI DORMIR MAIS DE MEIA NOITE, ESTOU FALANDO DO JOVEM EMPRESÁRIO RUITHER LOIOLA, RESPONSÁVEL PELO FAVORITO. PENSO SE FOR FEIRTA A SUA VONTADE DE ACABAR COM A IMAGEM DO SUPERMERCADO FAVORITO, ONDE VÃO FICAR ESSES FUNCIONÁRIOS, SERÁ QUE VC SERIA CAPAZ DE CONSTITUIR UMA EMPRESA CAPÁZ DE ABSORVE-LOS? ACHO QUE NÃO.

        • EU não sou contra empresários, ou contra irregularidades nas empresas, principalmente quando compromete sáude pública.

  • Quero dar todo o meu apoio pra minha amiga Rachel Loiola e sua familia, sei o quanto eles são zelosos, espero que tudo se resolva e fique bem que o Supermercado Favorito volte a ter a qualidade que sempre teve…

    • Ei, o Favorito sempre causou muita dor de cotovelos devido seu potencial!porque vcs acham que ele foi o primeiro da lista da fiscalização???

    • Um supermercado com total qualidade, conforto e segurança jamais enganaria seus clientes com produtos estragados,um estabelecimento em que os proprios donos utilizam de seus produtos, nao sei nao axo que tem alguem por tras disso concerteza.

  • De fato, estamos vivenciando um caos no Estado. Parece que até a higiene básica está de greve!

  • Conheço a família Loiola e sei que jamais seriam capaz de manipularem produtos vencidos. Não tinha necessidade de tanto agente da vigilância fazer todo aquele “show”, constrangendo clientes e funcionários. Pq só foram fiscalizados Favorito e Yamada, e os outros? estão dando tempo pra se organizarem e esconder o que eles têm de produtos vencidos? Pq toda essa demora? Será que não tem nada por trás?

    • Conhecer a família não presupõe prática comercial, reveja seus conceitos. Não misture as coisas,o reaproveitamento pode ser novidade em Macapá, mas a vigilância sempre encontra falhas em redes como Carrefour em outras UFs, só em Macapá empresários são exemplo?! Façam o favor de racionalizar,é segurança de saúde pública. Deixemos interesses pessoais de lado!

  • Ei pessoal o Supemercado Favorito não faz issso!! isso é intriga da oposição, ou seja, é culpa da VS (que nunca fiscalizou nada!!) que não deveria ter fiscalizado. Será que com esse comentário eu vou ganhar uns pães vencidos?? (rsrsrsrsrs) ou um emprego (rsrsrsrs). Prefiro acreditar que alguns cometários foram feitos pelos donos do Favorito ao pensar que são pessoas ingênuas.

    • até mesmo em uma rede concorridíssima de mercados chamada Wallmart (P.S. não tem em macapá, só para a região centro oeste e em diante no Brasil) uma rede MUNDIAL ocorrem estas situações, porque aqui em Macapá não poderia ocorrer?
      deixem de ficar falando de uma coisa que se mostra totalmente insignificante perto do momento que estamos vivendo em nosso estado, escolas sem aulas, ruas esburacadas, etc.

  • sou consumidor assíduo do supermercado e nunca tive problema algum com o mesmo, o engraçado que agora todo mundo fala que no favorito tem produto fora de validade, mas porque ninguém fala das outras redes de supermercados, mercantis e padarias??
    é porque não foram à mídia AINDA.
    e Não vou deixar de fazer minhas compras no FAVORITO, até porque é o melhor de Macapá!

  • Gravissimo! Moro proximo a este supermercado e com certeza devido a este fator faço compras em média 3 vezes na semana desde a inauguraçao do mesmo!Preocupada afirmo que nao lembro ter tido problemas intestinais, mas, com esta denuncia nao sei se ainda terei coragem de comprar algum produto por la! Tenho filho pequeno e preocupo-me com a saude dele. Também comprava muito na panificado e lembro da fila imensa que se faz para comprar os paes aparentemente saudaveis! E as pizzas? Que horroooor, graças a Deus minha familia esta com saude, mas vamos todos fazer exames de rotina, nunca se sabe!

  • OLA SOU O CHEFF: CLEITON AGUIAR TRABALHEI NO SUPERMECADO FAVORITO DE 2006 A ABRIL DE 2011 FOI CHEFF DO RESTAURANTE , PANIFICADORA ,LANCHONETE . AFIMO A TODOS OS CLIENTE DO FAVORITO QUE NUCA FOI APROVEITADO NEM UM PRODUTO VENCIDO NOS SETORES DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS DO FAVORITO TODOS OS PRODUTO QUE SÃO USANDO NO SETORES SÃO DE QUANLIDADE AFIMO TAMBEM QUE TODOS OS COLABORADORES DO SUPERMERCADO FAVORITO TEM CARTEIRA DE SAUDE E PRISIPALMENETE AS QUE TRABALHA NOS SETORES DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS E ELAS ESTAU ABIRTO A TRABALHA NOS SETORES TUDO QUE ESTAU FALADO SOBRE O SUPERMERCADO FAVORITO NÃO E VEDADE POR EU TRABALHEI LA E NUCA USEI PRODUTO VENCIDO ISSO E ALGEM QUER TEM ALGO CONTRA A DIRETORI DO FAVORITO FICAR DEFAMANDO A IMAGEM DO SUPERMERCADO.

  • Sou consumidor deste supermercado,nunca tive problemas com nenhum produto de la, conheço bem esta empresa sei que jamais seriam capaz de comercializar alimentos vencidos ao seus consumidores,sempre observo que eles presan muito a sua qualidade. Não vou deixar de frequentar o supermercado FAVORITO, ainda mas e o mas completo estabelecimento neste ramo.

    • Precisa mais de provas??? Vc não teve problemas… Que bom! Já deixei de comprar lá. Pão mofado, mistura para bolo vencida, maçãs estragadas…

  • deve ter rolado uma pontinha boa pro pessoal da VS. Acontece um escandalo desse tamanho e o Favorito não é fechado. Tem que fiscalizar isso também!!!

  • Conheço os donos do supermercado e sei do seu compromisso em bem atender a população. Não vi a publicação dos autos de infração e dos termos de apreensão. Esse tipo de ação consegue manchar um empreendimento e jogar louros sobre quem realiza a ação, já houve excessos em outras operações que comprometeram o nome de pessoas honradas, quanto aos donos do supermerecado eles também são usuários dos serviços de restaurante e lanchonete do Favorito.

    • Moro em Macapá aproximadamente 1 ano e meio e sou cliente não de um determinado supermercado e sim de todos,pois,não gosto da mesmice…mas o quero dizer é que sou super a favor das fiscalizações, o que sou contra é da falta de ética profissional com que os orgãos estão fazendo isso acontecer. Tenho certeza que dá para mostrar trabalho sem baixaria!Sou a favor da ética e da moral e isso só mostra que nossos governantes ainda estão equivocados quando colocam pessoas totalmentes despreparadas para exercerem determinadas funcões.

    • Engraçado isso, aqui quem conhece os donos de estabelecimentos confiam na qualidade… KKKKKKKKKK Ironicamente comportameno de gente roçeira, come porcaria e ainda dúvida do que tem prova pública. PRODUTOS VENCIDOS. A vigilância não levou carimbos e adultero datas, elas estavam impressas nos produtos. ACORDA!

      • Repito o que disse, conheço a família e sei que não são aventureiros, e são usuários dos produtos que eles produzem. Quanto a VS é ela quem deve garantir a qualidade dos produtos, agora é extremamente preocupante quando lançam a afirmação “os técnicos da VS descobriram que todos os ingredientes dos pães, doces, biscoitos e outras guloseimas eram feitos com ingredientes cujos prazos de validade já estavam vencidos”, descobriram como? isso estava escrito em que manual? usaram bola de cristal? Ou seja destoa de um serviço técnico, e está em desacordo com a politica nacional, onde a VS saiu do campo “policialesco” para realmente garantir qualidade ao cidadão.
        Pelo desdobramento da ação o que se verifica, é que o interessante é lançar algo de impacto: afirmar que boa parte da sociedade utilizou produtos vencidos, que poderiam causar danos a saúde, e esquecem que o gestor da VS pode ser responsabilidade junto com o supermercado, pois este certamente deve possuir um álvara que foi emitido pela VS no início do ano. Não tenho como dar crédito à AÇÕES ESPETACULARES, acredito sim, num trabalho sério e rotineiro.

  • Sou consumidora do restaurante e da lanchonete do supermercado favorito e conheço o trabalho dos donos de lá e sei que as informações veiculadas são errôneas então peço que não ponham a credibilidade de um bom estabelecimento a prova por caprichos e verifiquem as suas fontes antes de saírem divulgando inverdades por ai, pois seu nome também está em jogo.

  • A questão aqui não é quem tem nariz em “pé” e sim a falta de respeito com o consumidor.
    É criminoso.
    O primeiro passo foi dado. Parabens a Vigilancia.
    Há anos faço minha compras no Favorito, agora por favor, me digam onde ir. Além dos dois citados, algum outro ja foi “visitado” pelo orgao competente?
    Bjs querida

  • Essa fiscalização deveria ter sido simuntanea em todos os supermercados, ou pelo menos um de cada rede, pois com certeza agora nos demais vao encontar tudo “bonitinho”.

  • Eu sei o que é isso, comprei ano passado no Favorito pão integral cru, o pão estava mole e branco, fico pensando se não estava era estragado. A vigilância deveria fazer essas inspeções nos restaurantes do shoping, já vi barata no meio das saladas. Que nojo!

  • Q absurdo!! só pesam o bolso deles. Nem uma nota de esclarecimento foi feita na tv ao menos pra amenizar a falta de consciência e derespeito à seus clientes.

    • Ninguém é obrigado a responder para dar gostinho para se falarem ainda mais! As medidas já estão sendo tomadas.

  • TM MAIS SE ALGUÉM AQ COMEU COMIDA VENCIDA, FOI POR BURRICE PQ TODO PRODUTO TEM ESPECIFICADO A DATA DE VALIDADE, EU NUNCA DEIXO D OLHAR A DATA DE VALIDADE DOS MEUS ALIMENTOS, VAI AE A DICA TOMEM CUIDADO COM AS COMIDAS FEITAS NA HORA COMO: , SALGADOS, FRANGO ASSADO,SUCO,BOLO RECHEADO ETC… SABEM PQ? A MAIORIA SEMPRE SÃO PREPARADOS COM TEMPEROS VENCIDOS, PRINCIPALMENTE SALADA DE FRUTA ELAS SÃO FEITAS DE RESTO DE FRUTA ESTRAGADA.

  • EI GENTE JÁ TRABALHEI POR MUITO TEMPO EM SUPERMERCADO, VCS QUEREM SABER DEPOIS DE CONHECER O Q ACONTECE LA PREFIRO COMPRA NO MERCANTIL PRÓXIMO DE CASA DO Q EM SUPERMERCADO, O GRANDE CULPADO E O EMPRESARIO E EM SEGUNDO O FUNCIONÁRIO SABE PQ ELES NÃO TEM NEM UM TREINAMENTO OU CAPACITAÇÃO Q SAIBA LIDAR COM ESSAS SITUAÇÕES, EU QUASE FUI DEMITIDO PELO FATO DE JOGAR FORA UM BOLO RECHEADO Q JÁ ESTAVA A MAIS DE 1 MÊS NA VITRINE, E QUANDO NÃO APROVEITA DÃO PARA O FUNCIONÁRIO LEVAR PRA SUA CASA E DAR PRO SEUS FILHOS, ISSO TEM CABIMENTO, ISSO NÃO E NOVIDADE PRA MIM , NOVIDADE E A VIGILÂNCIA IR LA ISSO SIM E NOVIDADE.

  • Os engravatados de Macapá estavam se alimentando com a mesma qualidade dos “restaurantes” e lanchonetes do lado do canal.rsrsrs.

  • Um supermercado onde são vendidos os produtos mais caros em Macapá está lucrando alto com venda de produtos vencidos à população. Uma alerta ao povo daqui. Favorito nunca mais será tão favorito assim (espero)

  • É complicado, pois minhas compras do mês sempre foram feitas no FAVORITO, mas agora vou rever minhas escolhas!!!

  • Estou preocupadissima, fui a uma grafica proximo e parei la no Supermercado Favorito e comprei alguns Pacotes de Pães para o Manfred. eu não os comi, mas ele tomou café e está com uma infecção intestinal, provavelmente do produto vencido.

  • Mas que droga! Costumava frequentar o supermercado, mas depois dessa… A lanchonete eu já não gostava mesmo: as coisas enchiam os olhos, mas tudo sem sabor.

  • bom! se for pra fechar este supermercado! tem fechar TODOS! porque nenhum se Salvam! no FORTALEZA até a sujeira da máquina de fatia Queijo, presunto e outros vem junto com o produto, além de ta enferrujado!

  • Parabens pela reportagem, mas o bom mesmo seria a proibição nacional p supermercado vender comidas prontas, lanches e pão, pois será sempre um risco ás pessoas, eles não querem” perder o lucro”, agora quem nesse país vai de encontro ao Pão de açucar,Yamada, etccc.

  • olha eu trabalhei nesse supermercado durante dois anos e sempre foi assim, principalmente no restaurante onde ia muita gente de nariz em pe e nem imaginava que comia coisa vencida sem falar na sujeira que é a cozinha de la, os funcionarios trabalhavam com as baratas e ratos, aff…. agora eu kro ver a familia LOIOLA se recuperar dessa, se eu fosse vcs nem iria mas nesse supermercado porque isso e falta de respeito com a populaçao que frequentava e fazia suas compras mensais la no supermecado. PENSEM NESSE ASSUNTO

    • Engraçado…durante dois anos vc comeu produtos vencidos e ainda está viva para contar potocas?ou está com dor de cotovelos?

    • Eii perai! falar do supermercado é uma coisa, mas envolver o nome da família é querer pegar pesado demais, faça-me o favor, sou amigo pessoal da família e não vejo problema algum com eles, pessoas super educadas e super acolhedores por sinal!
      engraçado é que você fala tanto da família mas trabalhou no SUPERMERCADO da mesma, RECEBEU SALÁRIO para seus gastos pessoais, agora se você não se encontra mais trabalhando lá, deve ser porque você deve ter sido demitida por justa causa.
      meça bem suas palavras antes de falar de pessoas que você não conheça no intimo.

      • Tá bom, Marcos! As críticas devem ser dirigidas somente ao supermercado, que deve ter vida própria. Os proprietários não devem ser envolvidos, afinal, são pessoas sem problemas, educadas e super acolhedoras.
        Amanda, você foi longe demais. Fale mal do supermercado. Os donos nada têm a ver com isso.

      • Isso é fichinha se comparada à situação sanitária da minha infância.
        No Mercado Central, as carnes ficavam expostas o dia todo, voltavam para o freezer ao final da manhã, e no dia seguinte lá estavam expostas de novo. Observei essa prática em Vigia e em outras cidades do interior.
        Deve ter sido um milagre eu e outras pessoas da minha geração termos conseguido sobreviver tão saudáveis e bonitos.

    • Amanda,lamentável essa sua atitude,se você foi funcionária,por que não denunciou anonimamente?Agora todo mundo sabia,às vezes é melhor ficar calada,pois você foi no minímo conivente com a situação se nunca denunciou.

  • Eu vou muito ao favorito, e ia muito a lanchonete, estou chocada e indignada com essa notícia.
    Isso é um atentado a vida dos consumidores e pura falta de respeito. Acho que deveriam ter interditado o supermercado todo, sabe lá quantas vezes não compramos coisas com prazos de validade vencidos.
    A Vigilância deve se estender a todos os supermercados, padarias e restaurantes, pois a muitos por ai que não estão nem um pouco nos padrões exigidos pela vigilância.

  • Espero que essa fiscalização se extenda a outros supermercados e principalmente padarias. O que vejo de sujeira nesses estabelecimentos é caso de polícia.

  • Por enquanto, só vi algo relacionado a essa apreensão aqui no site. Será que vai sair nos jornais locais da Globo, SBT ou Record? Lembro que o Favorito investe muito em midia, principalmente na Globo.

  • Sou cliente assídua do Favorito, e era costume do supermercado colocar nas gôndolas latas amassadas. Q decepção é um estalecimento q fazia a diferença diante dos já existentes. Espero q façam a mea culpa, q sejam resposabilizados por colocar a minha saúde, dos meus familiares e da população em risco. Q a fiscalização se estenda p outros estabelecimentos.

  • Bom dia parabens pelas informações que nos coloca a par das patifarias no nosso estado, tenho muitos questionamentos porque a vigîlâcia sanitaria não faz um baculejo no super mercado FORTALEZA, SANTA LUCIA,SORRISO NA PROXIMO AO ARAXA, REDE UNIDIOS DA ECONOMIA(QUE DE ECONOMIA NÃO TEM NADA. seria bem aceito pela população.

  • Alcinéa, tô pasmem!!!! Ontem comprei esses mesmos condimentos pro lanche da semana do escola do meu filho! E por morar ali perto faço minhas compras lá. O super mercado aparentemente nos passa conforto, parece ser limpo e jamais imaginava uma coisas dessas. É o capitalismo selvagem !!!!!!

  • Infelizmente não é só no Supermercado Favorito que isso acontece, inclusive já tive duas experiências de encontrar produtos vencidos em outra grande rede de supermercados.A vigilãncia sanitária tem fazer fiscalizações constantes pois não dá pra confiar.Lá no favotito depois da 18 hrs a fila é enorme de consumidores pra comprar o pãozinho e tomar o famoso “chá da tarde do favorito”.É lamentável!!!

  • Parabéns a V. Sanitária pela ação e que se estendam as outras grandes redes de supermercado, ações desse tipo praticadas pela PMM, tem que ser aplaudida…

  • Quando eu vou pela manhã a qualquer supermercado da cidade, noto que existe água próxima as câmaras frigoríficas, o que isso quer dizer? Que a noite eles desligam os equipamentos que mantém os alimentos frescos para economizar energia, pode reparar, nesse gela e descongela mesmo na data de validade os alimentos estragam.

    • NÃO SEU BURRO TA VENDO QUE NÃO PODE SER DELIGADO O EQUIPAMENTO VC ACHA QUE A EMPRESA REALMENTE VAI SER BURRA AO PONTO DE DEIXA ESTRAGAR TANTA MERCADORIA ASSIM

  • Há pouco tempo atrás, neste mesmo supermercado, tive dificuldade de comprar um produto na seção de frios, poia maior parte tinha claros sinais de armazenamento inadequado. O que o Sr. Sylvio diz é a mais pura verdade. E digo mais: poucos restaurantes de nossa capital (inclusive os ditos “chiques”) se salvariam diante de uma inspeção rigorosa.

  • Não é só no favorito, a fiscalização deveira fazer a mesma no supermercado fortaleza, pois, o procedimentos é o mesmo, td tb é feito com produto vencindo, inclusive os doces, falo por experiencia pois tive infecção intestinal por causa de creme de maracujá, e funcionários falaram q é ordem do patrão, nada se joga fora! td é reaproveitável. Peço também fiscalização em mercantis, principalmente no bairro das pedrinhas, que a sujeira, acondicionamento de produtos congelados é um tal de desliga a noite e liga de dia. PEÇO SOCORRO!
    o nome de um é RIACHUELO RIACHUELO.

  • Uma pena saber que um empreendemento desse porte, possui funcionario despreparados para trabalhar em tal. Ou será que os proprietarios sabiam, ai retiro tudo.

  • EXCELENTE REPORTAGEM! PARABÉNS ALCINEA! Até gostava de frequentar o dito supermercado, mas depois dessa não ponho mais os meus pés ali!!!!
    (…)

  • Se no Favorito que tem nome no mercado tem isso,fico tentando imaginar como será nas outras panificadoras que não tem nenhuma imagem …

  • Alcinea, Por que os Supermercados do Brasil inteiro passaram a ter restaurante, Padaria e Lanchonete? Para atender os cliente? NEGATIVO, para aumentarem os seus lucros, utilizando os produtos vencidos nestas áreas, não tendo o menor respeito pela população. CADEIA neles, isso é crime. Se a Vigilância Sanitária fosse atuante, já teria descoberto esse fto a muito mais tempo, só foram lá por denuncia. Agora os outros supermercados da Cidade vão ficar espertos por um tempo, depois que passar a poeira voltam a praticar esse mesnmo crime. Tem distribuidora de alimentos que vendm produtos vencidos com preços bem mais barato para lanchonetes e restaurantes. Está na hora da Vigilância Pública fazer uma Blits geral na Cidade.

    • concordo! nada se estraga, eles aproveitam tudo!…..Trigo vencido na PADARIA e Verduras estragada nos alimentos dos RESTAURANTES e assim vai…

  • Já não era sem tempo a vigilância sanitária fiscalizar a quem deveria(Supermecados, lanchonetes,restaurantes,etc.) e não fazer fiscalização e exigir carteira de saúde de quem trabalha nas lojas de confecções e calçados do centro comercial, que nem sequer manipulam alimentos.ABSURDO!

  • Com certeza se houver maiores fiscalizações, haverá mais interdições.
    Esperamos contar com fidcalizações também em restaurantes, quem sabe um selo de qualidade sanitária que dariam maior segurança para as compras em panificadoras, supermercados, restaurantes e outros.

  • Para mim isso não é novidade, os empresários donos de supermercado não jogam nada fora, eles sempre aproveitam nas movimentadas lanchonetes, agora se a vg. for fiscalizar com rigor as PANIFICADORAS, vai faltar pão na cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *