Alcinéa Cavalcante

Liberdade de expressão!
Macapá - Amapá

Minha avó já dizia

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 07/10/09 as 4:35 pm

Quando o dinheiro fala, a verdade cala.

A história do Amapá e da Amazônia

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 07/10/09 as 4:31 pm

Livro sobre a história da Amazônia e do Amapá será lançado amanhã,8

A história do Amapá e da Amazônia contada por quem entende do assunto. O trabalho de pesquisa feito por oito profissionais que estudam o povo, a cultura e a vivência dos

Randolfe Rodrigues

Randolfe Rodrigues

amazônidas resultou no livro “Amazônia, Amapá – Escritos de Histórias”, organizado pelos historiadores Augusto Oliveira (doutorando) e Randolfe Rodrigues (mestrando) e escrito por eles e mais seis especialistas na disciplina, Paulo Cambraia (mestre), Janaina Camilo (doutora), Maura Leal( mestre), Reginaldo Gomes(mestre), Edinaldo Nunes  (doutorando) e Sidnei Lobato (doutorando). Umas das características do livro é que cada historiador trabalhou dentro de sua área de pesquisa, com percepções diferenciadas.
Os capítulos da obra retratam a história da região amazônica e do Amapá com temáticas distintas e abordagens também diversas. Os oito autores conhecem profundamente o assunto. Com currículos e experiência que não deixam dúvidas quanto aos seus conhecimentos, os autores já registraram em livros e outra publicações, escritos sobre a região amazônica, costumes, povo, cultura e outras peculiaridades da região mais preservada e cobiçada do Brasil. Eles se encontram em uma só obra, oportunizando um embate com leitores interessados na história da região. Augusto Oliveira considera que esta é a maior produção historiogáfica do Amapá.
A obra nasceu de uma olhar mais crítico sobre nossa realidade. “ Em vez de continuarmos com um antigo lamento de como é pouca a literatura sobre a história da região Amazônica e do Amapá, por que então, não as produzimos? Assim, resolvemos fazer, juntando historiadores e historiadoras amazônidas em uma única obra, para um belo encontro entre autores e um público leitor que sempre espera por essa possibilidade de conhecer e refletir sobre a história do seu lugar. Amazônia, Amapá – Escritos de História vem para o deleite curioso e à critica sempre necessária”. Assim se manifestam os organizadores na orelha da referida coletânea.
A editora escolhida a dedo foi a mais renomada quando se fala em Amazônia, a Paka-Tatu, que possui mais de cem títulos sobre o assunto, desde o cunho científico até o artístico. Os organizadores avaliam que não é fácil lançar uma obra como esta aqui no Amapá, e enfatizam que só foi possível a publicação com o apoio cultural da Assembléia Legislativa, através do presidente, deputado Jorge Amanajás.

O lançamento e momento de autógrafos será no dia 8 de outubro, às 19:00, no Centro de Cultura Franco-Amapaense, atrás do Macapá Hotel. A entrada é franca. No lançamento o preço da obra será promocional, poderá ser adquirido a R$ 30,00.

(Texto: Mariléia Maciel , Assessora de Comunicação)