Alcinéa Cavalcante

Liberdade de expressão!
Macapá - Amapá

Começou o racionamento de energia

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 30/10/09 as 11:08 am

CEA e Eletronorte apresentaram na manhã de hoje o cronograma de desligamento programado para o final de semana e feriado de Finados, em razão do racionamento de energia elétrica por causa da seca do rio Araguari e  atraso na entrega de combustível da Petrobras para a Usina térmica Santana.

Cada alimentador da CEA ficará desligado por 15 minutos, de acordo com a solicitação do Centro de Operação Regional da Eletronorte, seguindo um rodízio previsto para ocorrer apenas durante o dia. O racionamento não deverá ocorrer no turno da noite e não  atingirá os seguintes alimentadores: Presidente Vargas (área dos hospitais); Araxá (estação da CAESA); FAB (setor administrativo); Fazendinha (Expofeira), entre outras áreas essenciais.

O cronograma e horários dos desligamentos estão sendo informados pelo fone do plantão da CEA: 0800960196.

A previsão da Eletronorte é que a partir de terça-feira, 3 de novembro, seja normalizado o fornecimento de energia elétrica com a entrada em operação de mais 20 MW do produtor independente SoEnergy e a normalização do estoque de combustível de diesel nos tanques da Usina Térmica em Santana.

Por causa do verão forte dessa época do ano, e em conseqüência a baixa do rio Araguari, a Usina Coaracy Nunes está gerando em torno de 40 MW, a metade da potência da Hidrelétrica.

(Oscar Filho, da Assessoria de Comunicação da Eletronorte)

21 Comentários

  1. Henrique Silva disse:

    Esses caras duvidam da inteligencia do povo daqui. será que esse alimentador já não tinha sido contratado a algum tempo. será que esses corruptos não provocaram esse apagão para justificar a vinda dessa balsa alimentadora a custo de milhões de reais, a fim de ajudar Dalva, Sarney e Waldez. Esses corruptos estão perto do fim!

  2. Renata disse:

    Isso que eles falaram é mentira, pois na avenida fab faltou energia 4 vezes ontem, com duraçao de uma hora de tempo.

  3. Neli disse:

    energia solar,já1

  4. Aí eu digo que só a ONU e a OTAN podem salvar o Amapá do abismo perpétuo, e aparece gente pra reclamar do pouco “amor” que demonstro pelo estado. Francamente…

  5. Jane disse:

    A CEA e a ELETRONORTE estão mentindo quanto ao tempo de desligamento nos bairros. Aqui onde eu moro, no Buritizal, ao lado do Porcão Restaurante, ops, quero dizer, Plutão Restaurante, ontem faltou duas vezes à noite com mais de uma hora sem energia nas duas vezes. E hoje manhã faltou das 7 às 08:30h e das 13:00 às 14:15h. Ou seja, os 15 minutos que o presidente da CEA falou hoje de manhã em entrevista nos telejornais está furado. E ainda teve a coragem de dizer que é falsa a reclamação dos moradores de bairros quando afirmam que ficam mais de uma hora sem energia. É muita cara de pau, mesmo!

  6. Obama disse:

    O Acre e Rondonia foram interligado ao sistema nacional semana passada, enquando isto aqui em Sucupira não temos nem previsão.

  7. SilvaBMS disse:

    Carlos Lima… Chupa essa manga agora!!! Rs rs rs…

    As historias se alongam muito… O projeto energetico do Amap’a nunca existiu…!!! Cade as nossas turbinas da UHCN (Paredao)… Cade a readequacao??? Cade o Linh~ao…Eu e vc vamos morrer e esse Linh~ao milagroso, que elegeu muito fanfarao do dinheiro publico, nunca vai chegar!!! Cade nosssos Ilmos Deputados Federais e Senadores… Sarney!!! Ajuda a’i!!! E’i…Lucenira!!! Cade vc!!!

    Waldez!!! Tira a cabe’ca casco e aperta todo mundo!!!

    E a Hidreletrica de santo Antonio…Lembrei…O Santo nao quer a hidreletrica, mas ela ‘e moderna…Linha d’agua!!! Daniel Ludwig morreu…
    Eu vou morrer…E nunca verei acoes politicas concretas para dar suporta energitico para o Amapa.

    Com a palavras os agentes publicos e politicos do Estado!!!
    Quero s’o ver se tem o cabu’cu e amapaense do saco roxo para resolver isso!!!

    A ‘ultima… Carlos Lima vai ajudar o teu patrao!

  8. Observador disse:

    o Racionamento de energia em grande parte é a falta de investimento por parte da eletronorte.Se temos 3 senadores e nenhum cobra esses investimento,acontece isso que estamos vendo.Por outro lado o Governador Waldez Góes,deveria cobrar do senador Sarney,o respeito que a eletronorte deveria ter com o Amapá.

  9. Alcilene disse:

    É a treva. Verao tem todo ano, igualzinho a esse. Falta conbustível para enregia, indispensável para o funcionamento do estado, é falha grande de planejamento e lojística. É bom a EMTU e a Citran pegarem a programaçao de desligamento e colocarem guardas de transito nos cruzamentos. Onde falta energia fica o caos.

  10. Carlos Lima disse:

    Silva BMS deixa de ser arú. o que o waldez tem a ver com isso? o problema da energia é uma coisa, já a relação governo imprensa é outra. Racionamento é devido à falta de planejamento da eletronorte para o verão, tem nada a ver com atraso de combustível!

    • Tião Viena disse:

      Carlos Lima, Waldez Goés tem a ver sim! Por acaso ele é o governador (quer dizer, pra mim ele não é). Ele teve todo mundo do lado dele, inclusive o bigodudo. E não fazer nenhum projeto energico e deixar a cea como está agora, é muita incompetência para uma pessoa só. Acorda Amapá!! Parem com as festas e vamos trabalhar!!!

  11. SilvaBMS disse:

    O mais engra’cado ‘e o povo do GEA (CEA) e da Imprensa n~ao divulgarem nada… Depois o povo fala que a Impresa do Estado ‘e comprada!!! Eu e muita gente come’ca aos pouquinhos a ter certeza que o boato ‘e realmente VERDADE!
    Racionamento de energia no Amap’a…N~ao creio!!! N~ao acredito… A atual gest~ao do Estado n~ao ‘e nota DEZ de WALDEZ?

    O LULA e o WALDEZ!!! Ajuda a’i! N~ao s~ao mui amigos… Bota a bagaga`ca pra funcionar!!!

    O WALDEZ AINDA FALA EM INDUSTRIA!!! ACORDA…SEM ENERGIA NAO FUNCIONA!!! NAO TEM ENERGIA NEM PRA OS MORADORES PUXAREM AGUA DE SEUS POCOS…, POIS NEM AGUA A CAESA FORNECE!!!

    BANDO DE OMISSOS E INCOMPETENTES!!!

  12. BRUNO GAVÃO disse:

    É a TREVA!!! Alias responda quem souber quando é q a CEA vai ser privatizada responda quem souber? Não agüento + Xô CEA

    • Obama disse:

      A CEA está a um passo da federalização isto só ainda não aconteceu devido a Dalva e o Joel Banha estarem segurando para a próxima campanha politica essa é a real situação.

    • Obama disse:

      Enquanto isso os Estados de Rondônia e o Acre semana passada foram Foram interligado ao Sistema Nacional, olha que lá não tem um Senador (ex presidente) que manda no Ministerio de Energia e nem um governador que se declara o dono da Harmonia do Estado. É isso aí na proxima eleição venda seu voto!

      • Aqui temos senadores sim… mas lhes falta competência, compromisso com o estado, honra, atitude de homem, gostar do povo daqui mais do que gostam de dinheiro e poder, ter a humildade para aceitar que eles é que são nossos serviçais e não nós os deles, um “tiquituzitu” de vergonha na cara (honra) etc. Ou pelo menos remorso…

  13. BRUNO GAVÃO disse:

    É a TREVA!!!Responda quem souber quando é q a CEA vai ser privatizada? não aguento + XÔ CEA

Deixe o seu comentário!