Alcinéa Cavalcante

Liberdade de expressão!
Macapá - Amapá

Cooperação entre Brasil e França

Postado por: Alcinéa Cavalcante em 28/02/11 as 12:10 am

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) avaliou como “muito positiva” a reunião realizada nesta sexta-feira (25) em Brasília, com o embaixador da França no Brasil, Ives Edouard Saint–Geours. Durante o encontro os dois trataram de temas de extrema importância para o estado e para a cooperação entre Brasil e França.

Ponte Binacional – O embaixador garantiu a Randolfe que a obra poderá ser inaugurada até o mês de junho. A ponte binacional irá ligar os municípios de Oiapoque (Amapá) e Saint George na Guiana Francesa, por meio da BR-156. Na próxima semana, Randolfe irá formalizar um convite ao embaixador para que ele visite o estado do Amapá antes da conclusão da obra. “Falei ao embaixador que estou à disposição para garantir a conclusão desse projeto na data acertada. Além disso, convidei–o para uma visita ao estado, assim poderemos reafirmar nossos laços de cooperação entre Brasil e França, o estado do Amapá e o Departamento ultramarino da França.”

Banda Larga- A urgência em levar o acesso à banda larga para o estado do Amapá também foi tratado durante o encontro. Randolfe relatou ao embaixador a reunião que realizou com a diretora financeira da Guyacom, Christine Chung. A empresa já possui um projeto que viabilizaria a chegada da internet sem fio para o estado.
”A proposta da empresa me parece a mais viável e rápida no momento”
, declarou o senador. Ele também se colocou à disposição para intermediar as negociações com o Instituto Nacional de Colonização e da Reforma Agrária (INCRA) e a Fundação Nacional do Índio (Funai), para a instalação das torres de transmissão. De acordo com o senador, o embaixador Ives Edouard também irá se empenhar para que essa ação se concretize em breve e afirmou ainda, que a decisão está nas mãos do lado brasileiro.

Centro de Pesquisas da Biodiversidade - Outro tema abordado durante a reunião foi a criação do Centro de pesquisas da biodiversidade. Acordo firmado entre o Brasil e a França em 2008. O embaixador garantiu ao senador amapaense que o processo para a criação da instituição bilateral está em estágio avançado. No edital estará prevista a contratação de um pesquisador amapaense entre os indicados.
O Centro abrirá caminhos para a criação do Centro Franco-Brasileiro de Biodiversidade Amazônica, a Universidade da Amazônia, que terá entre outras atribuições, a formação de especialistas em biodiversidade amazônica.

(Texto: Gisele Barbieri, do gabinete do senador Randolfe)

2 Comentários

  1. Luana disse:

    O senador Randolfe está entrando no segundo mês de mandato e já fez bem mais que todos os outros senadores da história deste estado.
    Esse sim merece ser o nosso governador.

  2. Zanjo Goulart disse:

    Randolfe é o político ideal, só me preocupa até quando o Senador vai poder trabalhar, sabemos que os honestos e éticos sofrem exclusão da maior parte inoperante da política brasileira.
    Fé no que virá!
    Eu estou acompanhando as ações do Senador, discordo de algumas questões de ordem partidária adotadas por ele, mas no geral é um bom servidor do povo.

Deixe o seu comentário!