Exposição “Maré Mulher” começa hoje

mare

Projeto Maré Mulher propõe valorização, resgate da autoestima e incentivo ao empreendedorismo para o público feminino

Mulheres de comunidades de três municípios e de diferentes atividades produtivas foram fotografadas em seus ambientes naturais. São imagens que retratam a diversidade étnica, cultural e produtiva, e contam a história de mulheres ribeirinhas, das águas e das florestas, na exposição fotográfica Maré Mulher. A abertura ocorre hoje, 15, às 19h30 no Macapá Shopping.

A exposição é a primeira atividade de um grande projeto de mesmo nome, liderado pela deputada estadual Marilia Góes (PDT), que objetiva o empoderamento da figura feminina por meio do resgate da autoestima, capacitação, incentivo ao empreendedorismo e apoio a projetos produtivos.

 A exposição terá trinta fotografias com histórias de trinta mulheres de localidades e distritos de Macapá, Mazagão e Laranjal do Jari, que estarão presentes no lançamento do evento. Personagens como a Irene Barreto, louceira do Carmo do Maruanum (distrito de Macapá); da catraieira Eudaléia de Moraes, da comunidade de São Jorge do Rio Preto, no Mazagão e a castanheira Sara Balbino de Água Branca do Cajari em Laranjal do Jari. Mulheres que representam milhares de outras amapaenses que não se intimidam com as limitações sociais impostas ao gênero e buscam escrever a sua própria história e que descobriram na natureza a fonte econômica para o sustento de suas famílias.

“Nós identificamos mulheres empreendedoras nas diversas localidades do Amapá. A princípio, fizemos este lindo trabalho de valorização, de resgate da autoestima nesta exposição. E continuaremos trabalhando junto a elas, para que possam se fortalecer e, por meio de seus empreendimentos, ganhem autonomia financeira, econômica e enquanto líder de família”, frisou Marilia Góes, ao falar da continuidade do projeto, que além das ribeirinhas, objetiva atender mais mulheres de todos os cantos do Estado.

A segunda etapa do projeto Maré Mulher conta com parceiros como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP), com o foco na capacitação e incentivo ao empreendedorismo. O objetivo é criar condições econômicas mais vantajosas e abrir canais de distribuição para os produtos produzidos pelas participantes. Previsto para maio de 2017, acontecerá o 1º Seminário sobre Empreendedorismo Feminino do Amapá.

O seminário terá palestrantes de renome nacional, representantes de instituições que prestam apoio ao empreendedorismo, além de cases locais de mulheres de sucesso, tendo como meta informar e contribuir para desmistificar o universo empreendedor. O público alvo serão mulheres que já iniciaram os seus próprios negócios ou aquelas que desejam iniciar. Serão ofertadas inicialmente 300 inscrições.

De autoria dos jovens fotógrafos Marcelo Loureiro e Iago Nunes as fotos da Exposição Maré Mulher também farão parte de um calendário, com o perfil e história de cada mulher participante do projeto. Os calendários serão distribuídos em ONGs, associações e órgãos governamentais.

 Serviço:

Lançamento: 15 de dezembro, às 19h30, no L4 do Macapá Shopping

Visitação: 16 a 18 de dezembro, às 12h às 22h00, no L2 do Macapá Shopping

(Ascom/Deputada Marília Góes)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *