Carnaval 2012 – Maracatu ganha o título, mas quando comemorava tocaram fogo no carro de um dos seus diretores

“Maracatu eu sou, Favela meu amor. Então me diga, espelho meu,
se existe alguém mais verde-rosa do que eu”

Falando sobre a beleza, com o enredo “Espelho, espelho meu”, muito luxo, tecnologia, inovação e empolgação, Maracatu da Favela ganhou o título de campeã do carnaval amapaense 2012.
Todos sabem que sou Maracatu e que fiquei super feliz com o título. Pretendia escrever um texto falando sobre a vitória, sobre o enredo, sobre a comunidade verde-rosa. Mas, pouco depois da meia noite, quando me preparava para iniciar o texto, o telefone tocou. Era o presidente Geléia me informando que um ato criminoso acabara de acontecer: bandidos tocaram fogo no carro do Souza,  ex-presidente e diretor de barracão da escola – um dos grandes responsáveis pela vitória da verde rosa.
O carro do Souza estava estacionado pertinho da quadra da escola (Avenida Padre Júlio esquina com a Marcelo Cândia). Dois motoqueiros jogaram gasolina no capô do carro e atearam fogo. O prejuízo só não foi maior porque um motorista que passava no local parou e com o extintor de seu carro tentou debelar o fogo, alguém acionou o Corpo de Bombeiros que chegou em poucos minutos e rapidamente apagou tudo. A diretoria do Maracatu não descarta que o crime tenha sido em função do resultado do carnaval e  registrou ocorrência no Ciosp do Pacoval.

Eis algumas imagens da festa

A comunidade verde-rosa fez carreata do Sambódromo até a quadra da escola
exibindo o troféu de campeão

A quadra da escola ficou lotada

Gente de todas as idades comemorou

Assim que foi anunciado o resultado oficial começaram a chegar na quadra caminhões de cerveja, água e refrigerante

  • Teve cerveja de grátis sim, mas quem quiz comprar, ambulante é que não faltava. Parabéns! a todos que fizeram com seus esforços e os que contribuiram para que a escola estivesse fortalecida, isso é muito importante, a união, não devemos descartar ninguém e sim agregar esforços, por isso a Maracatu é campeãaaaaaaaaaaaaaaaa.

  • Será que essa cerveja foi dada de graça, porque no cabralzinho o bloco foi campeão, e na festa estavam vendendo a cerveja em vez de dar. Bonito não, os bestas que compraram o abadá e defenderam o bloco tinham que pagar pra beber, enquanto que a diretoria estava só no Red. Ê o dinheiro da premiação? Será que vai ser dividido pela presidencia, alias, é só uma familia que comanda o bloco. Eu heim.

    • Parabens a Maracatu pela vitória merecida. EU SÓ NÃO GOSTEI DA COMISSÃO DE FRENTE, pois o enredo e a forma como foi desenvolvido o mesmo (de forma bem contemporânea), deveria ser uma comissão de frente como cartão de visita, como cartão de apresentação da escola que veio belíssima. A comissão de frente deixou a desejar. PARABENS A COMISSÃO DE FRENTE DA BOÊMIOS DO LAGUINHO, que veio simplesmente digna de uma escola que brigava pelo título. A escola veio com soluções simples e criativa. Além de apresentar um trabalho artístico de encher os olhos. Mas, o que me impressionou foi a CONSCIÊNCIA DE CORPO da pessoa que representou o orixá na comissão de frente da Boêmios (não sei de quem se trata), porém, a comissão de frente da Boêmios do Laguinho veio com uma coreografia simples, bela e perfeita. A pessoa que representava o orixá na Comissão de frente demonstrou CONSCIÊNCIA DE CORPO AFRO, CONSCIÊNCIA DE CORPO DE ORIXÁ) QUE É DIFERENTE DA CONSCIÊNCIA DE CORPO DA NOSSA SOCIEDADE (Consciência Norte Americana). E OLHA QUE ESSA CONSCIÊNCIA É MUITO DIFÍCIL DE SER CONQUISTADA, Inclusive, é mais fácil percebermos o corpo do outro, do que o nosso próprio corpo. Haja vista que a Idade Média através da igreja fez um trabalho perfeito do nosso divórcio com o corpo. E, a Modernidade se encarregou de normalizar e instituir esse corpo divorciado de nossa consciência. Felizmente, a contemporaneidade está aos poucos unindo os cacos, juntando os pedaços e buscando o fio condutor do sujeito enquanto corpo e consciência. Parabéns a Boêmios do Laguinho!

      • Apesar de saber que não iria ser postado o que falei sobre a LIESA (ainda do carnaval de 2010 e suas influências no carnaval de 2012), mesmo assim, estou postando comentários esclarecedores. Mesmo acreditando que novamente não será postado no blog. Em primeiro lugar, eu fiquei muito triste, não queria processar a LIESA (pelo comprometimento que temos com a cultura amapaense). Inclusive, no momento que fomos para a audiência conciliatória na justiça, FOMOS PREPARADOS PARA ENTRAR EM ACORDO. NÃO QUERÍAMOS DINEIRO. Nosso acordo era o seguinte:
        1. Que a LIESA pedisse desculpas pelo fato de permitir que uma pessoa que se quer abriram o envelope de notas, recebesse acusações no lugar de outra jurada, a qual nem divulgaram o nome.
        2. Que a LIESA investigasse TODOS OS JURADOS e apresentasse os culpados. Levando em consideração os comentários de compra de jurados.
        3. Que os culpados fossem punidos judicialmente. Observando que estavam cometendo fraude e um des serviço à sociedade amapaense.
        4. Que a LIESA juntamente com os presidentes das escolas (os quais selecionaram os jurados), pedissem desculpas aos jurados, os quais, após investigações, apresentassem comprovada conduta ética e séria.
        5- Que a LIESA, após punição jurídica ao ou aos jurados fraudulentos (caso fosse provado), pedisse desculpas publicamente através dos mais diversos veículos midiáticos, a todos os jurados que tiveram comportamento ilibado.
        Porém, a LIESA nem quis ouvir nossa proposta. Antes que começássemos apresentar nossa proposta conciliatória, no dia da audiência. ANTES DE DAR SEGUIMENTO AO PROCESSO. Simplesmente, a advogada da LIESA (advogada anterior a atual), bradou: NÃO TEM ACORDO. Então fomos obrigados a seguir com o processo. COM MUITA TRISTEZAZAZAZAZAZAZAZA! E hoje queremos o que nos devem por direito.

        • A mágoa te deixou cega, confusa e injusta.
          Seu comentário foi postado, sim.
          Mas você está tão confusa que não lembra que o comentário ao qual se refere foi feito no post “Piratas da Batucada” e não neste.
          A mágoa te leva a mentir e ser injusta ao afirmar que o comentário não foi postado.

          • Em primeiro lugar não existe mágoa. Não torço por nenhuma escola específica. Sou torcedora da e das escolas que dão show na avenida. Víbro com a ou as que melhor se apresentam. ME EMOCIONEI COM A MARACATU, COM A BOÊMIOS DO LAGUINHO COM OS PIRATAS ESTILIZADOS QUE CRESCERAM NA AVENIDA(gosto de escola que cresce na avenida). Com a IMPÉRIO DO POVO E COM A SOLIDARIEDADE. Outra coisa, eu não tive a intenção de mentir, é que eu procurei onde havia postado o comentário e não encontrava. Como minha internet está lenta, ainda não consegui abrir o local que você afirma estar postado. Por esta razão, se você diz que foi postado eu acredito e PEÇO MIL DESCULPAS PELO FATO DA MINHA NET ESTAR LENTA E NÃO TER VISTO POSTADO E PORTANTO TER AFIRMADO QUE NÃO FOI POSTADO.(ATÉ AGORA NÃO CONSEGUI ABRIR, MAS, COMO VOCÊ DIZ EU ACREDITO). Também, não sou confusa. Tudo o que postei POSSO PROVAR. INCLUSIVE FOI PROVADO NA JUSTIÇA. NÃO FOI POR ACASO E MUITO MENOS COM INJUSTIÇA QUE GANHEI O PROCESSO CONTRA A LIESA. Porém, como você afirma que foi postado o meu comentário. Nesse caso, eu fui injusta com você e PEÇO DESCULPAS.
            Abraços.

          • Você se precipitou ao afirmar que seu comentário não tinha sido postado.
            Mas tudo bem, aceito suas desculpas.

  • Parabéns pela bela e espetacular vitória, sendo consagrada campeã do carnaval 2012!!! MARACATU, VC(S) apresentou um samba enredo que levanda até o mais fanatico piratista, seja ele estilizado ou da batucada, parabéns, vcs todos merecem… Sejam muitos felizes e agradeçam a cada pessoa que direta ou indiretamente ajudou a escola a sagrar-se CAMPEÃ….

  • Valeu, estava linda, PARABENS à todos que contribuiruam para essa grande vitoria, somos MARACATU? hEIN Jõao!!!! saudade….

  • Mesmo morando em Brasília,sou MARACATU DA FAVELA, bairro onde morei e passei minha infância, é pena que a minha querida Mangueira não foi tão bem. Parabens as pessoas que fazem o bom carnaval da minha cidade de Macapá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *