O Itaú Cultural abre as inscrições para o edital de audiovisual

Na sequência dos chamamentos para artes cênicas, música, artes visuais, literatura e poesia surda, o Itaú Cultural abre convocatória para um recorte de profissionais no setor audiovisual. As inscrições para este sexto edital do Arte como respiro: múltiplos editais de emergência devem ser realizadas a partir das 9h da segunda-feira, 15 de junho, exclusivamente em https://itaucultural.formstack.com/forms/artecomorespiro_audiovisual e até às 23h59 do dia 17 do mesmo mês.

“A paralisação e o cancelamento das atividades presenciais afetaram o setor cultural como um todo e a área de audiovisual não fica de fora. Sets de filmagem estão parados e gravações e produções foram canceladas”, observa o gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura, Claudiney Ferreira. “Acreditamos que o edital emergencial possa contribuir um pouco para estimular esses profissionais e para ajudar na circulação de recursos na economia criativa, que a cultura e a arte ajudam a alimentar”, conclui ele.

O tema proposto para os concorrentes a este edital é descobertas e/ou redescobertas, uma vez que está na essência da existência humana e, naturalmente, faz parte do enredo de tantos filmes entre prazeres, dores, afetos, desafetos, medos, ousadias, saberes, histórias, objetos, espaços, percepções da vida e demais possibilidades. “Da infância à velhice, todos os dias é possível aprender algo novo ou enxergar algo com um novo olhar, com novos parâmetros”, reflete Ferreira. “A proposta é fazer as pessoas apresentarem um pouco dessas suas experiências em materiais criados, a partir dessa provocação ou que já existiam, que abordam essa vivência”, completa.

Critérios e seleção
Devem se inscrever profissionais atuantes na área de audiovisual, em funções criativas ou técnicas, há no mínimo um ano. Apenas será aceito um vídeo por inscrição e CPF, embora possam ser inscritos trabalhos em coautoria, desde que quem o inscreve seja um deles e detentor de todos os direitos de imagem, autorais e de exibição do vídeo. Além da aderência ao tema Descobertas e/ou Redescobertas, é necessário que o vídeo seja finalizado com até três minutos de duração, seja ele de ficção, documentário ou experimental.

Os trabalhos serão selecionados por colaboradores das áreas artísticas do Itaú Cultural, considerando-se, além dos critérios subjetivos e poéticos, a aderência ao tema, o cumprimento dos requisitos de participação e a análise da atuação profissional do proponente na área de audiovisual, de acordo com as informações fornecidas no formulário de inscrição.

Neste edital, serão contemplados até 200 trabalhos e cada um receberá o valor bruto de R$3 mil. Os nomes dos selecionados serão divulgados no site do Itaú Cultural no dia 14/7; com possível prorrogação a depender do volume de inscrições. A instituição não se responsabiliza por inscrições que não sejam concluídas nas últimas horas do dia 17 de junho de 2020 em razão de congestionamento do sistema, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados ou o upload de arquivos.

SERVIÇO:
Arte como respiro: múltiplos editais de emergência – Audiovisual
Abertura das inscrições:
Das 9h de 15 de junho até as 23h59 de 17 de junho
Em: https://itaucultural.formstack.com/forms/artecomorespiro_audiovisual.
Anúncio dos selecionados: até 14 de julho no site do Itaú Cultural, podendo haver prorrogação, a depender do volume de inscrições.

(Ascom)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *