Obra de Cecília Meireles é tema de conferência na Academia Brasileira de Letras

“Biografar Cecília” é o tema da terceira conferência do ciclo “Poesia e Biografia”, com coordenação do Acadêmico e escritor Ruy Castro. A palestra será ministrada pela pesquisadora e jornalista Leila Gouvêa, amanhã, no 18 de julho, às 16h, no Teatro R. Magalhães Jr. A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/biografar-cecilia-18-07-23/

Segundo Leila, a defesa do livro, da literatura e da cultura foi, por certo, uma das causas de Cecília durante toda a sua vida.

“A convicção do poder transformador e iluminador da leitura deve tê-la estimulado a criar, em 1934, aquela que é considerada a primeira biblioteca para crianças do país, a do Centro de Cultura Infantil, no antigo Pavilhão Mourisco, no Rio de Janeiro. Posteriormente, chegou mesmo a sonhar com a organização mundial de uma Biblioteca Infantil, que aparelhasse a infância de todos os países para uma unificação da cultura, nas bases do que se poderia muito marginalmente chamar um “humanismo infantil”. Na esperança de que, se todas as crianças se entendessem, talvez os homens não se hostilizassem”, destaca a pesquisadora.

Leila é uma das mais importantes e entusiastas divulgadoras da obra de Cecília Meireles. Recebeu um prêmio Jabuti de Crítica Literária (2o. lugar), em 2009, pelo seu livro que também foi indicado ao prêmio Mário de Andrade da Fundação Biblioteca Nacional. Sua tese se debruça no pensamento e ‘lirismo puro’ na poesia de Cecília Meireles e vai discorrer sobre os problemas com os herdeiros que atravancaram seu projeto de biografar a poetisa.

(Fonte: ABL)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *