Renato Salviano – Os países que mais consomem vinho no mundo

Os países que mais consomem vinho no mundo
Renato Salviano

O consumo de vinho no Brasil vem crescendo a cada ano. A pandemia, sem dúvidas, ajudou muito a aumentar esse consumo. Trancadas em casa, as pessoas passaram a se permitir experimentar a bebida e a degustá-las em dias comuns, não somente em datas festivas, como muitos associam os vinhos e espumantes.

Mas, o que muitos não sabem, é que o Brasil passa BEM longe de ser um dos maiores consumidores mundiais da “bebida dos deuses”.

A Organização Internacional da Vinha e do Vinho divulgou recentemente dados oficiais sobre o consumo de vinho no mundo no ano de 2021. Neles, os Estados Unidos figuram como maior consumidor e Portugal como o maior consumidor per capta (por pessoa).

Em números absolutos, a “terra do tio Sam” lidera a lista de maior consumidor. Foram 3,3 bilhões de litros, o equivalente a 4,4 bilhões de garrafas (de 750ml) consumidas no ano passado!

A lista é composta ainda França, com consumo de 2,52 bilhões de litros; Itália, com 2,42 bilhões de litros, Alemanha, com 1,98 bilhão de litros, Reino Unido, 1,34 bilhões de litros; Espanha, 1,05 bilhão de litros; China, 1,05 bilhão de litros; Rússia, 1,05 bilhão de litros; Argentina, 840 milhões de litros e Austrália: 590 milhões de litros.

Agora quando levamos em consideração o consumo PER CAPTA, ou seja, quando se divide a quantidade de litros bebidos pelo número de habitantes do país, a lista muda totalmente!

Portugal continua sendo o país com o maior consumo per capta. Foram 51,9 litros de vinho por pessoa consumidos em 2021!! O pódio fica completo com França e seus 46,9 litros per capta, seguida por Itália e 49 litros consumidos por pessoa em 2021. Em décimo, aparece a Belgica, com consumo por habitante de 26 litros/ano.

Mas Renato, e o Brasil nessa história? Apesar de ver seu consumo subindo, nosso país ainda representa uma pequena gota nessa grande garrafa cheia que é o mundo dos vinhos!

Em relação a números absolutos, ocupamos a 13ª posição na lista, com consumo de 410 milhões de litros em 2021. Já levando em consideração o consumo médio por pessoa, o brasileiro bebeu no ano passado somente 1,9 litro. É como se cada habitante tivesse tomado o equivalente a menos de 3 garrafas de vinho por ano!

Maaaas, tenho certeza que nosso consumo interno só tende a crescer. Brasil é um país relativamente novo na produção de vinhos, e somente nas ultimas 3 décadas passamos a ter uma produção de maior qualidade e com tecnologia empregada. Talvez por esse motivo que sua população tem se permitido conhecer e beber mais somente agora. Espero poder voltar aqui daqui a uns anos e apresentar dados bem mais animados.

E você: bebe em média quantas garrafas por ano? Confesso que eu tomo umas 4… POR SEMANA! Hahaha

Você pode entrar em contato comigo pelo Twitter @RenatoSalviano ou pelos Instagrams @RenatoSalviano e @BoutiqueVinhoeCia. Vai ser muito legal tirar suas dúvidas e conhecer suas experiências. Até semana que vem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.