Reverência ao poeta Alcy Araújo – Por Fernando Canto

Reverência ao poeta Alcy Araújo
Por Fernando Canto

A reinauguração da Galeria e sala Alcy Araújo, dentro de Biblioteca Eucy Lacerda, foi fundamental para a divulgação da obra daquele que foi um dos nossos mais importantes poetas, e intelectual militante da cultura.

Não fosse o esforço familiar em colaborar para a reformulação do espaço, talvez o nome do Alcy ficasse apenas na memória dos seus contemporâneos, já que há muito tempo necessitava de reforma e de valorização de sua obra poética.

Na noite de 14 março, dia do Poeta, muitos escritores, poetas e artistas compareceram para prestigiar, e até mesmo para reverenciar o legado de Alcy Araújo, aquele que influenciou várias gerações de artistas e que colaborou decisivamente para a formação cultural e intelectual de vários deles.

Muitos presentes, como Manoel Bispo, Carlos Nilson, Obdias Araújo, Aroldo Pedrosa e Santana fizeram depoimentos emocionantes sobre o autor de “Autogeografia”, relatando histórias individuais vividas com ele. O grupo de poetas Boca da Noite realizou uma sessão de declamações com textos poéticos de Alcy, causando momentos de emoção junto à plateia. Os filhos do Poeta, presentes, também se pronunciaram e uma de suas filhas declamou um poema.

Estão de parabéns Alcinéa, Alcione e Alcilene Cavalcante pela iniciativa, pois certamente a lembrança de Alcy e sua obra permanecerão na memória coletiva do povo amapaense depois disso. Só falta agora que se edite e se divulgue a obra completa do nosso maior Poeta. E viva a poesia do Alcy!

(Publicado originalmente no Blog De Rocha, do jornalista Elton Tavares)

  • Alcy Araújo, um jornalista e poeta que conheci no extremo norte do Brasil. Quando jornalista fincava a caneta em sua boa escrita descobrindo as verdades que a vida requer. Quando escritor buscava a letra necessária que o dia e a note sussurravam para o sol e a lua decorarem ainda mais a alegria de viver e tristeza necessária para o aprendizado.

    José Amoras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *