Arraiá no meio do mundo

Neste final de semana continua a programação do Arraiá no Meio do Mundo, com o Pré-Festival do Polo Macapá, e a disputa entre 23 grupos juninos da capital, no Ginásio Avertino Ramos. Realizado Pela Federação das Entidades Folclóricas do Amapá (Fefap), os pré-festivais acontecem nos polos municipais, e Macapá encerra este ciclo, que não é seletivo. A programação oficial retorna com a escolha dos representantes Garoto e Garota Fefap, da Diversidade e casal de noivos. O pré-festival será nos dias 4, 5 e 6 de maio, a partir das 19:30.

Pré-Festival
O evento tem a finalidade de mobilizar quadrilheiros, torcida e público para o festival oficial, que é o Arraiá no Meio do Mundo, e arrecadar recursos para as quadrilhas. Eles acontecem nos polos municipais, que é como são organizados os grupos. O pré-festival iniciou no Polo Leste, que reúne quadrilhas juninas de Santana e Mazagão, e seguiu para o Polo Norte, com grupos do eixo Norte da BR 156, de Porto Grande até Oiapoque. Por causa das chuvas não houve condições de realizar o Polo Jari, com quadrilhas de Laranjal e Vitória. No pré-festival os quadrilheiros mostram o que estão preparando para o Arraiá, mas com vestimentas mais modestas, e sem revelar as surpresas, e disputam premiação simbólica.

Após este ciclo de apresentações, iniciam os preparativos para os concursos que elegem a Garota Fefap nas categorias Estilizada e Tradicional, Garoto Fefap Tradicional e Diversidade, e Casal de Noivos, que compõem a Corte Junina. Destes concursos participam candidatos que representam os grupos. Logo após, a Fefap dá início às seletivas, que são os Festivais Municipais, nos polos, e o Festival Estadual, na Cidade Junina, com os grupos selecionados nos polos.

Festival Nacional
Neste ano, pela primeira vez o Festival Nacional será no Amapá, dias 5, 6 e 7 de julho, no município de Santana, o que comprova o destaque do estado na Região Norte. A expectativa para o Nacional está movimentando o cenário junino, por conta da disputa entre as 12 melhores quadrilhas selecionadas no Festival Estadual, e as 12 maiores do Brasil. O recurso para o Nacional foi garantido através de emenda do deputado federal Marcos Reátegui, via Ministério da Cultura (MinC), no valor de R$ 1.3 milhão.

Serviço:

Pré-festival Polo Macapá

Datas: 4, 5 e 6 de maio

Local: Ginásio Avertino Ramos

Hora: 19:30

Ingresso: R$ 6,00

Mesa: 40,00

(Texto: Mariléia Maciel – Foto: Márcia do Carmo/Assessoria de Comunicação – Fefap)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *