Musical infanto-juvenil no Teatro das Bacabeiras

teatro

Musical amapaense “O Encantamento do Boi” estreia no teatro das Bacabeiras

O espetáculo infanto-juvenil tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre as problemáticas ambientas e sociais que vivenciamos e resgatar mitos e lendas do folclore regional.

 Por Deize Pinheiro

Nos dias 18 e 19 de outubro, o Amapá vai assistir um espetáculo teatral genuinamente amapaense no teatro das Bacabeiras. “O Encantamento do Boi” é um musical infanto-juvenil que tem como objetivo resgatar mitos e lendas da Amazônia e aborda questões ambientais e sociais.

Dirigido por Sol Pelaes, atriz premiada no estado e diretora teatral, “O Encantamento do Boi” conta a história do aparecimento do peixe-boi e mistura vários personagens do imaginário popular, além de abordar temas atuais de forma divertida e com uma linguagem de fácil assimilação.

Este espetáculo apresenta seis obras musicais inéditas feitas especialmente para este musical. Cinco delas são de autoria do cantor e compositor da música regional amapaense Zé Miguel e uma música foi feita a três mãos, com letra de Araciara Macedo, musicada pela cantora Deize Pinheiro e pela diretora Sol Pelaes.

“Cinco animais se deparam com a destruição da floresta Amazônica causada pelo homem e resolvem se juntar para deter a depredação ambiental. Enquanto tentam criar formas de proteger a natureza, outros personagens entram em cena e vão interagindo. Procuramos abordar problemáticas atuais e reais que infelizmente atingem as nossas florestas”, conta a diretora.

O elenco do espetáculo é composto por atores, cantores e dançarinos, que somam experiência, esforços e criatividade da atriz e declamadora Kassia Modesto (Boi, Peixe-boi e Sabiá), ator e cantor Adenor Monteiro (Sabiá), cantora e atriz Ariel Moura (Coruja), cantora e atriz Deize Pinheiro (Onça), dançarino e ator Adriano Prata (Macaco), dançarino e ator Wallace Meireles (Boi e Peixe-boi) e ator Felipe Gualberto (Coruja). Além de contar com acompanhamento dos músicos Hian Moreira(violão), Paulo Junior(baixo) e Eliabe Magno(bateria e percussão).

A peça é uma adaptação de um dos contos do livro infantil “Histórias de fazer sorrir” da escritora e jornalista amapaense Araciara Macedo: “eu e Araciara sempre aspiramos o sonho de trabalhar juntas e surgiu a oportunidade quando ela me falou sobre o livro que nunca foi publicado. Resolvemos adaptar um dos contos para teatro e nasceu “O Encantamento do Boi”, uma peça infantil que vai agradar qualquer público”, explica Sol Pelaes.

Araciara Macedo conta que um dos maiores objetivos do espetáculo é resgatar personagens de mitos e lendas da cultura regional que estão sendo perdidos: “a Amazônia é de uma riqueza cultural singular. O imaginário popular criou personagens como o boto, o curupira e vários outros. Nós temos obrigação de manter esses personagens vivos. E a melhor forma de resgatar nossa cultura é repassando esses saberes culturais para as próximas gerações”.

Segundo Araciara Macedo, o espetáculo tem cunho sócio ambiental, didático e educativo. A proposta é apresentar a peça chamando atenção para as questões ambientais e a preservação da Amazônia, o respeito às diferenças, o respeito ao próximo, abordando também um conflito social muito comum ainda entre as pessoas, o bullying: “Estamos expondo os temas de forma a agradar, educar, conscientizar e promover um debate na comunidade”, diz a escritora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *