Os vinhos em garrafa com buraco fundo são melhores?

Os vinhos em garrafa com buraco fundo são melhores?
Por Renato Salviano*

É comum receber clientes que pegam a garrafa para olhar o fundo ou enfiam o dedo para medir a profundidade. Para eles, quanto mais o dedo entra, melhor será o vinho.

Ocorre que esse é um dos maiores mitos do mundo dos vinhos! A verdade é que a profundidade da garrafa na base nada tem a ver com a qualidade.

São muitas teorias. A primeira é sobre como as garrafa eram feitas há centenas de anos atrás: sopradas, e por tanto, não tão precisas em seu formato.

A segunda teoria é sobre o armazenamento e transporte das garrafas: com um fundo maior, seria mais fácil empilhar uma em cima da outra durante o transporte entre mares.

Ha quem diga que no caso dos vinhos espumantes, a base mais funda é necessária por conta da pressão, o que não deixa de ser verdade.

Porém, nada tem a ver com qualidade. Prova disso são os belos rieslings alemães, com a base reta, ou então muitos vinhos de borgonha ou Bordeaux.

Hoje a base funda nada mais é do que uma jogada de marketing de vinícolas, em especial do novo mundo, que utilizam as garrafas mais pesadas e mais profundas para colocar alguns de seus melhores vinhos, justamente por conta da crença de que toda garrafa “profunda” carregará um bom vinho.

O melhor mesmo é conhecer sobre o vinho, a região e o produtor, e não escolher um vinho pelo formato do fundo da garrafa.

Na dúvida sobre o vinho ideal? Consulte um profissional qualificado. O sommelier é o melhor profissional para te indicar o vinho perfeito para qualquer ocasião!

*Renato Salviano é Sommelier Master pela ABS-RS, Especialista em Enogastronomia e WSET nível III pela Wine & Spirit Education Trust, a maior e mais importante escola de vinhos do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *