Amapá registra novo apagão

Por mais de uma hora 15 dos 16 municípios do Amapá sofreram um apagão. Sem energia elétrica faltou água e internet. Apenas o município de Oiapoque, no extremo norte, não foi atingido pelo apagão.

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico)  informou que houve interrupção de cerca de 200MW de carga no sistema elétrico que atende o Amapá.

“Precisamos, mais uma vez, de explicações urgentes da Eletronorte e da famigerada LMTE, responsável pelo apagão de novembro do ano passado”, disse o senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP).

Em nota a LMTE disse que a causa está sendo avaliada e destacou que sua subestação Macapá e os três transformadores da subestação Macapá funcionam sem intercorrências.

O analista de sistema Lourival Freitas – que já foi diretor da Eletronorte e assessor da Diretoria de Engenharia da Eletrobras –  disse ao blog que o problema que causou o apagão em novembro persiste. “A mesma fragilidade, o mesmo risco anterior a novembro de 2020 permanece. Nada foi mudado. O sistema Amapá não atende o critério de segurança e confiabilidade N-1( plano B) na transformação e nem na transmissão. Em novembro o problema foi na transformação, agora é na transmissão. Temos que revogar imediatamente a lei de Murphy.”

Nota da Eletronorte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *