Chuvas devem variar de 260 a 350 milímetros em junho

Os modelos climáticos do Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (NHMET/Iepa) preveem chuvas para o mês de junho variando de 260 a 350 mm para o estado, ficando dentro da média esperada para este mês.

As chuvas devem se concentrar na área central, sul, oeste e leste do estado, podendo chegar o acumulado próximo de 260 mm. Já para a região norte, as chuvas devem ficar acima da média para o período, com a concentração de chuvas ultrapassando os 330 mm.

“Este mês devemos ter chuvas com acumulados diários variando entre 18 e 45 mm, principalmente sobre as cabeceiras dos rios Amapari, Araguari e Oiapoque. Também há previsão de acumulados de até 350 mm sobre as cabeceiras dos rios Calçoene, Falsino e Cassiporé”, explicou o meteorologista e gerente da Sala de Situação do Amapá (SSAP/NHMET), Dr. Jefferson Vilhena.

Sobre o rio Jari, os acumulados de chuvas possuem um tempo de resposta de acúmulo no nível do rio de até 25 dias. Para os rios Oiapoque, Araguari e Amaparí, o nível aumenta de 13 a 20 dias depois dos eventos de chuvas nas cabeceiras. Os rios Falsino, Calçoene e Cassiporé, possuem um período de resposta variando entre 5 e 10 dias.

Isso, segundo o especialista, pode ocasionar alagamentos nas regiões banhadas por esses rios.

Mês de maio

Durante o mês de maio, as chuvas ocorreram dentro do esperado para todas as cidades do estado do Amapá, com variações de aproximadamente 17,42% abaixo da média normal na estação meteorológica da fazendinha e 18,11% acima da média normal na estação meteorológica do 34º BIS.

As mínimas ocorreram sobre as cabeceiras da Bacia do Rio Jari (Extremo Oeste do estado). Já para os demais municípios, ocorreram eventos de chuvas volumosas, com acumulados registrados de até 49,8 mm/h de chuvas e de 60 mm/d de chuva.

O acumulado de chuvas dos últimos 31 dias (1 de maio a 31 de maio) indica um total de 363,15 mm de chuvas sobre grande a área central e nordeste do estado e próximo de 300 mm sobre o extremo oeste do estado do Amapá. A média mensal de precipitação girou em torno de 226,3 mm na porção centro-oeste e 431,1 mm na porção norte-leste-sul do estado.

(Texto e foto: Secom/GEA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *