Programa Calha Norte: Davi liderou iniciativa de seminário para gestores com passo a passo para liberação dos recursos

Amapá é o líder, com 50 obras em andamento
Para vistoriar os trabalhos, o general Poty passa a semana no Estado

Uma espécie de manual técnico com orientações precisas aos gestores, com espaço interativo para o esclarecimento de dúvidas, e 50 obras para serem vistoriadas no Amapá. Esta é a síntese do Workshop do Calha Norte para gestores municipais, realizado na manhã desta segunda-feira (27), no auditório do Senac, em Macapá.

Diretor do programa Calha Norte, o general Ubiratan Poty conduziu o evento, que foi uma iniciativa do senador Davi Alcolumbre. Lá estiveram o governador Waldez Góes, todos os prefeitos do Amapá, secretários estaduais e municipais, além da coordenadora da bancada federal, deputada Aline Gurgel, e os deputados federais Acácio Favacho e Pedro Dalua.

50 obras serão vistoriadas no Amapá

“Nós levantamos 50 obras em 10 municípios do Amapá. Dessas 50 obras, estaremos, ao longo desta semana, fazendo vistoria final em 44, haja vista que em 6 nós já fizemos uma vistoria recentemente e as consideramos finalizadas com sucesso”, explicou o general Poty.

Benefício para a população

“As obras são benefício direto para a população dos 16 municípios do Estado, porque significam geração de emprego e melhoria de qualidade de vida. Agradeço à liderança do senador Davi Alcolumbre que nos trouxe aqui o general Poty, proporcionando uma semana de atividades do programa Calha Norte no Amapá, inclusive com a fiscalização de várias obras”, disse Waldez.

Convênios

Conforme o general Poty, o workshop ainda não terminou, porque na quarta (29) e na quinta (30) uma equipe do Calha Norte vai dar o passo a passo dos convênios para as prefeituras.

“Também estaremos fazendo esta semana, na quarta e na quinta, o workshop sobre convênios, tá vindo uma equipe do programa Calha Norte no dia de amanhã (28) e ficará quarta e quinta fazendo esse workshop para colaboradores, as prefeituras do Amapá, que trabalham na condução dos convênios”, afirmou o diretor do Calha Norte.

Mais de 300 milhões em obras no Amapá

Fruto de emenda de recursos liderados pelo senador Davi, o general Poty e equipe vão vistoriar obras nos municípios de Macapá (4), Cutias, Ferreira Gomes, Laranjal do Jari, Mazagão e Oiapoque. Essas obras somam quase R$ 8 milhões.

No total, desde o início de seu mandato, o senador Davi Alcolumbre articulou investimentos de mais de 300 milhões em obras pelo programa Calha Norte no Amapá.

“O general Poty está constatando aqui, no local, a razão pela qual o Amapá é hoje o campeão em obras do programa Calha Norte, com todo o comprometimento da nossa bancada federal, também do governo do Estado do Amapá, que tem participado com todas as contrapartidas das obras importantes, e do presidente da Ameap, Carlos Sampaio, que tem liderado esse processo com os outros prefeitos. É cada um cumprindo sua obrigação, porque a atividade política é sempre o resultado de um esforço coletivo”, pontuou Davi.

Calha Norte

Criado em 1985 e integrado ao Ministério da Defesa desde 1999, o Programa Calha Norte (PCN) executa projetos para garantir o desenvolvimento sustentável de comunidades isoladas e a soberania nacional. Está presente em 442 municípios e beneficia diretamente 15 milhões de pessoas, financiando obras de infraestrutura como a construção de escolas, praças, arenas esportivas, pavimentação e construção de passarelas por meio de convênios firmados entre o Ministério da Defesa e os governos estaduais e municipais.

(Texto e foto: Assessoria de Imprensa do senador Davi Alcolumbre)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.