Turismo – conheça o Monumento Marco Zero do Equador, no Amapá, e coloque um ovo em pé

Como uma espécie de relógio do sol, o Monumento Marco Zero do Equador, é um dos principais atrativos de Macapá. O obelisco com 30 metros de altura, marca a passagem da linha imaginária do Equador, que divide a terra em hemisférios Norte e Sul.

No Marco Zero é possível contemplar o Equinócio, quando dias e noites têm a mesma duração. O fenômeno acontece duas vezes ao ano, em março, quando é chamado de “Equinócio da Primavera”, e em setembro, quando ocorre o “Equinócio de Outono”.

A imagem do sol se alinhando perfeitamente no círculo do topo do obelisco e a projeção do raio de luz é uma das imagens mais esperadas.

No monumento, é comum ver as marabaixeiras rodando a saia ao som do batuque, a principal expressão cultural do estado. O local também recebe com frequência, atividades esportivas, além de clubes de astronomia.

Uma das curiosidades do local é que um ovo pode ficar em pé. A brincadeira atrai os visitantes, que fazem questão de fazer o teste.Alguns especialistas em física, acreditam que tudo não passa de mito, e que deixar o ovo equilibrado na estrutura que simboliza a linha do Equador, é apenas “uma probabilidade” e uma questão de várias tentativas até dar certo.
Mas há quem acredite que a curiosidade ocorre devido ao “Coriólis”, uma força aparente devido à rotação da Terra, que depende da velocidade do movimento e da latitude na qual o movimento se realiza. Essa força é zero no Equador. Mito ou verdade, basta visitar o ponto turístico.

E quem vai ao Marco Zero faz questão de ser fotografado com um pé no hemisfério sul e outro no hemisfério norte.

(Fonte: Secom/GEA – Fotos: Maksuel Martins/GEA, Jorge Júnior/GEA, Glauber Tiriyó/GEA e Albenir Sousa/Arquivo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *