Vídeo – Toneladas de peixes mortos no rio Araguary

Rio Araguary – cemitério de peixes

A população de Ferreira Gomes pede socorro aos órgãos ambientais. Este vídeo, enviado ao blog, mostra que milhares de peixes são encontrados diariamente, há mais de um mês, mortos no rio Araguary. Os pescadores amargam prejuízo. O povo teme pela saúde, uma vez que a água do rio é usada praticamente para tudo, como beber, cozinhar, tomar banho…
Não se sabe ainda quais as causas desta grande mortandade.
Amostras de água e de peixes mortos já foram colhidos para análise por órgãos de meio ambiente, mas os laudos ainda não saíram.
Ontem houve, em Ferreira Gomes, uma audiência pública promovida pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) para debater o assunto.
Moradores daquele município suspeitam que o problema tenha sido gerado pela empresa Ferreira Gomes Energia. Nada comprovado até agora. O Coema aguarda os laudos dos exames para poder identificar os responsáveis.

  • O Rio Araguari, um dos mais belos do estado, está gravemente ameaçado e isso envolve o funcionamento de hidrelétricas na região e principalmente a criação de búfalos nas margens do rio, o que foi feito sem plano de manejo. Bem, as consequências estão aí e quem sente na pele são os moradores principalmente de Ferreira Gomes e de Cutias…estou desenvolvendo meu TCC sobre isso e quanto mais estudo mais chocada fico com a situação e com o fato de poucas pessoas terem ideia de sua gravidade. É muito triste.

  • Pesquizem produção de derivados de nitrogênio. Matam tanto quanto falta de oxigênio. De repente uma reprodução de algas cianofilas. Ou garimpeiros usando cianetacao para obter ouro.

    • Acho que a hipotese da ação de gases a base de enxofre deve ser considerada… pelo video e possivel ver que tem varios acaris… peixes associados ao fundo do rio… justamente onde ocorre a liberação destes gases….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *