A arquitetura e o papel social das janelas ganham destaque em live da Japan House São Paulo

Japan House São Paulo exalta a importância das janelas na cultura e arquitetura japonesa em uma live especial com o curador da exposição “WINDOWOLOGY: Estudo de janelas no Japão”, Taro Igarashi, no dia 14 de julho, às 19h, no canal do YouTube da instituição nipônica. A JHSPLive: Janelas do Japão será mediada por Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da instituição e inclui também um bate-papo com a participação de Jérémie Souteyrat, fotógrafo francês que tem parte de sua obra “tokyo no ie” (Casas de Tóquio) presente na mostra.

A live ressaltará as possíveis leituras sobre o papel das janelas no mundo, como objetos culturais que relatam as diferentes visões e perspectivas sobre o que se vive hoje. Destaque para o conceito de Windowology, que para o curador da exposição, além de seu valor histórico e arquitetônico, as janelas desempenham papel sem igual durante uma crise, por permitirem que as pessoas possam compartilhar esperança e gratidão por meio delas. “As janelas sempre evocaram comportamentos específicos em pessoas de diferentes regiões e culturas – e essa diversidade pode ser reconhecida ainda hoje, em meio à pandemia”, afirma dando exemplos como “Ir até a varanda cantar ópera para os vizinhos, mandar mensagens de agradecimento aos profissionais de saúde e passar objetos pela janela para garantir o distanciamento social”.

Em cartaz no segundo andar da instituição até 22 de agosto, a exposição “WINDOWOLOGY: Estudo de janelas no Japão” explora a janela por meio de desenhos técnicos, maquetes, fotos, vídeos, mangás (quadrinhos japoneses) e obras literárias, que buscam mostrar aos visitantes as janelas como um dos componentes mais fascinantes da arquitetura e do dia a dia de. Para isso, apresenta seus diferentes tipos e movimentos, como sua posição contribui para a qualidade de certos ambientes e também como foi representada em histórias, assim como revela sua potência, capaz de conectar o externo e o interno, permitir entrada de luz e ar nos ambientes, proteger do frio e da chuva e fazer com que seja possível observar o outro, a natureza e o movimento das cidades e das pessoas.

JHSPLive: Janelas do Japão
Quando:
14 de julho, às 19h
Onde: Canal do YouTube da Japan House São Paulo
Link Português: https://youtu.be/Tea4KaQP58Q
Link Japonês:https://youtu.be/hEqrLm34tE8

Exposição WINDOWOLOGY:Estudo de janelas no Japão
De 29 de junho a 22 de agosto
Segundo andar
Entrada gratuita
Reserva online antecipada (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.