Cientista notável – Amapaense José Carlos Tavares toma posse hoje na Academia Real de Farmácia da Espanha

Um dos maiores especialistas no mundo em fitoterápicos, o amapaense Prof. Dr. José Carlos Tavares toma posse hoje na Academia Real de Farmácia (Espanha). Na ocasião, Tavares fará a palestra “Ser Farmacêutico na Amazônia Brasileira”.
Ele vai ocupar a cadeira de Acadêmico Correspondente Estrangeiro, com o título: Acadêmico Excelentíssimo Sr. Dr. Bartolomé Ribas Ozonas, que têm um dos tratamentos mais ilustres. A Academia nomeia Delegados em seus respectivos países, de modo a representá-la em todos os atos oficiais para os quais é convidada. A deliberação considera se tratar de personalidade científica de grande prestígio em sua área de atuação. O processo de análise durou 12 meses, considerou os pareceres favoráveis dos Acadêmicos em assembleia extraordinária, conforme estabelecido no Estatuto da entidade.

Reconhecido mundialmente, seus trabalhos são objeto de estudos em diversas universidades pelo mundo. Constantemente é chamado para palestrar em simpósios internacionais sobre fármacos e é professor convidado de universidades americanas, alemães, japonesas, entre outras.
Nascido em Macapá, no antigo bairro da Favela (hoje Centro), Tavares cursou Farmácia na UFPa, em Belém. Depois seguiu para outros estados e exterior para se especializar, cursando mestrado, doutorado e pós-doutorado.
Com uma rica bagagem e já conhecido e respeitado internacionalmente, retornou a Macapá e foi eleito reitor da Unifap. Atualmente é coordenador do Laboratório de Pesquisa em Fármacos, Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde, da Universidade Federal do Amapá.

Real Academia de Farmácia
A Real Academia de Farmácia da Espanha tem a sua origem em 1737, sua função é de incentivar a pesquisa e o estudo das Ciências Farmacêuticas e afins. aconselhar o Governo da Nação, administrações públicas, organismos públicos, a Agência Espanhola de Medicamentos, Agências Científicas e Tecnológicas e quaisquer instituições públicas ou privadas que o solicitem, em tudo o que se refira a Ciências Farmacêuticas e Medicamentos, e tudo o que se relacione com eles e com a promoção da saúde.

Os membros titulares ocupam cadeiras como cientistas notáveis.

A posse
A posse está marcada para as 14 horas (horário de Brasília) e será por videoconferência em razão do momento pandêmico  por meio das plataformas digitais:

https://www.youtube.com/watch?v=uvKScJGYsZg
https://zoom.us/j/3969667115?pwd=SjhRN29sYkovRElzR2dRVGV3VUhkdz09

ID de reunião: 396 966 7115                                            Código de acesso: 540095

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *