Dia de Reis é dia de comer romã para atrair sorte e fartura

Manda a tradição portuguesa (e eu sou neta de português) que no Dia de Reis se coma romã – a fruta que é símbolo da fartura. Dizem os portugueses que  para garantir fortuna deve-se, no Dia de Reis,  comer nove sementes de romã e também guardar três sementes  na carteira ou bolsa durante o ano inteiro para atrair sorte e prosperidade.
Então fui no quintal do meu irmão, engenheiro florestal  Alcione Cavalcante, buscar romãs para te oferecer a fim de que tenhas muita sorte e fartura no decorrer deste ano. E nos outros também.
Meu irmão é um privilegiado, pois são raras as pessoas que  podem se dar ao luxo de ter uma romãnzeira no quintal.
Além de dar sorte, a romã é tida como fruta sagrada por causa das suas propriedades medicinais. Dizem que cura tudo,  que o chá da casca é um santo remédio para problemas de garganta, o suco reduz o risco de infarto e as sementes aliviam os sintomas da menopausa.

  • Fico contente por haver brasileiros que se lembrem das tradições dos seus familiares portugueses. Aqui já há poucos que se lembrem dessa tradição. Mas eu ontem comi uma romã porque ainda me lembro do tempo dos meus avós. Só já não tenho quem a descasque, o que dá muito trabalho. Um ano de sorte e fartura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *