Diocese promove caminhada da juventude

Juventudes em defesa da vida dos povos e da mãe terra é o tema do Dia Nacional da Juventude (DNJ) que será celebrado domingo, dia 29 de outubro, pelo Vicariato 1 da Diocese de Macapá, que reúne as paroquias da zona norte de Macapá: São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora de Nazaré. A programação começa com a concentração na pracinha do Complexo Cidadão do Ministério Público da zona norte, de onde sairá a caminhada da juventude, que seguirá até a quadra da igreja Nossa Senhora Aparecida, bairro Pacoval.

A caminhada deverá fazer paradas em frente de prédios públicos como hospital, escola, Ciosp, praça, para momentos de reflexões e reivindicações  principalmente sobre, saúde, educação, segurança pública e lazer. Após a chegada da caminhada na quadra da igreja Nossa Senhora Aparecida, haverá Santa Missa, almoço e a programação da tarde com oficinas sobre os desafios enfrentados hoje, momentos de lazer e interação.

A Igreja do Brasil, através do documento n. 85 da CNBB- Evangelização da Juventude: desafios e perspectivas pastorais apresenta os principais problemas enfrentados pelos jovens e a sociedade: violência, educação pública e precarizada e com acesso restrito, falta de garantia para o trabalho, sucateamento da saúde pública, etc.

Frente a tantos sinais de morte que encontramos, o Reino de Deus nos apresenta sinais de vida. É preciso transformar esses sinais em ações concretas que possam atingir todas as pessoas. O convite feito por Jesus Cristo para o discipulado e missão é para ação. Ser Igreja também é lutar pela dignidade integral de cada pessoa. Como Jovens discípulos missionários de Jesus e protagonistas de uma história, devemos ser sinais de esperança, alegria, comprometimento, união, justiça e paz. Desse modo seremos portadores da Boa Nova do Reino de Deus.

(Pastoral da Comunicação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *