Esquema de segurança para o Círio

Os órgãos de segurança divulgaram nesta quinta-feira, 5, o esquema para Operação Círio 2017. Um efetivo de 750 servidores devem atuar no ponto alto da programação, a procissão que acontece no domingo, 8 de outubro, em Macapá.

Estarão envolvidos na proteção e monitoramento da população servidores da Polícia Militar do Amapá (PM), Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM-AP), Guarda Municipal de Macapá (GMM), Companhia de Transportes e Trânsito de Macapá (CTMac), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Semduh) e Exército Brasileiro.

Segundo o comandante do 6º Batalhão da PM, tenente-coronel Cláudio Braga, no domingo, 8, a partir das 6h, 300 policias militares estarão nas principais ruas e avenidas do percurso do Círio. E cerca de 30 viaturas, entre motos e carros, darão apoio no patrulhamento. Como em anos anteriores, além das ambulâncias do Samu, serão montados postos fixos de atendimento localizados nas principais esquinas do percurso.

O comandante alertou para alguns cuidados que devem ser tomados pelos fiéis, como não levar para a procissão objetos de valor à mostra. Se tiverem que fazer o uso do celular, por exemplo, que o faça em um local seguro.

A Polícia Militar recomenda que os participantes da procissão não levem objetos cortantes, pois a coordenação do evento irá disponibilizar ao final do percurso o material para cortar a corda.  Em relação a crianças, idosos e pessoas perdidas, recomenda-se que procurem qualquer policial militar para pedir ajuda.

“Será uma grande força-tarefa, com o objetivo de garantir a segurança da população durante toda a procissão”, afirmou Cláudio Braga.

O Corpo de Bombeiros do Amapá (CBP) estará com 300 bombeiros envolvidos diretamente durante as procissões, fluvial (dia 7) e terrestre (dia 8). Para o Círio fluvial serão disponibilizados mergulhadores e lanchas que estarão em alerta para qualquer tipo de imprevisto ou acidente.

Programação:
Dia 7 – Romaria Fluvial que sairá do Porto do Greco até o Porto do Rio Matapi.
Dia 8 –  Missa e Procissão do Círio com saída às 7h da Igreja de Nossa Senhora de Fátima.

(Secom/GEA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *