Combate ao Aedes

Acontece até o dia 13 de abril, no bairro Pacoval, ação de combate ao Aedes aegypti. Nesse período, agentes de endemias do Município farão inspeções domiciliares e eliminação de criadouros do mosquito. A atividade também é educativa, já que os profissionais orientam os moradores a identificar possíveis focos e prevenir a proliferação do transmissor da dengue e de outras doenças.

Neste primeiro dia, 4 de abril, 54 agentes visitaram 5.648 casas no Pacoval. “Como o bairro é bastante populoso, faremos visitas por duas semanas ou até que todos os imóveis sejam inspecionados. O Pacoval é um dos bairros que têm crescido o índice de infestação do mosquito, por isso está recebendo ações de maneira intensificada”, explica o coordenador do Programa Municipal de Combate à Dengue, Kilder Vidal.

Moradores do Conjunto Embrapa também receberam visita dos agentes, que contaram com o apoio de 20 soldados do Exército Brasileiro. A ação totalizou 435 casas visitadas. Na inspeção, foram encontrados e tratados 11 focos do mosquito, 114 casas estavam fechadas e cinco moradores se recusaram a receber as equipes.

“A maneira mais eficaz de vencer o Aedes é impedindo que ele nasça. Para isso, é preciso que a população não só elimine recipientes que possam servir de criadouro, mas que permita que os agentes realizem as vistorias. Normalmente, elas duram de 10 a 15 minutos e garantem que a sua casa é um território livre do mosquito”, conclui o coordenador.

(Jamile Moreira -Assessora de comunicação/Sems)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *