Gordinhos e gordinhas

Semsa promove ação para prevenir obesidade

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realiza nesta sexta-feira, 11, programação para celebrar o Dia Nacional de Prevenção a Obesidade. A ação inicia às 16h30 e encerra às 19h, no Parque do Forte, onde serão realizadas atividades como verificação da pressão arterial, Índice de Massa Corpórea (IMC), orientações sobre alimentação e atividades físicas.

Estão envolvidos no projeto o Programa Saúde na Escola, a Coordenação Municipal de Nutrição e Academias da Saúde. O objetivo é orientar os frequentadores do Parque do Forte e a população em geral sobre os riscos da obesidade e a importância de uma boa alimentação e da prática de atividades físicas.

De acordo com a pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2012), divulgada em agosto pelo ministro da Saúde, Macapá é a capital com maior número de obesos do país. A frequência de obesidade e de excesso de peso na população da capital amapaense passou de 13,7% e 42,4%, em 2006, para 17,6% e 51,7%, respectivamente. O aumento ocorre tanto em homens quanto mulheres. Na capital do Amapá, o percentual de homens obesos diminuiu de 16,2% para 15,7% e com excesso de peso subiu de 48% para 55%. Entre as mulheres, os índices de obesidade aumentaram de 10,9% para 19,3% e de excesso de peso de 35,9% para 48,6%, em Macapá.

Além das atividades de orientação, a Prefeitura de Macapá vai construir seis academias da saúde, em parceria com o governo federal. Os projetos já foram apresentados e aprovados pelo Ministério da Saúde. As academias serão implantadas nas Unidades Básicas do Infraero II, Pedrinhas, Brasil Novo, Rosa Moita, Cidade Nova e Marcelo Cândia. A população terá assistência de profissionais de educação física, nutricionistas e fisioterapeutas nas atividades físicas.

(Ascom/Semsa)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *