Incentivo à leitura

Política de incentivo à leitura: Prefeitura de Macapá entrega 80 bibliotecas estantes
Texto:Pérola Pedrosa
Fotos: Nayana Magalhães

“Livros… livros à mão-cheia / e manda o povo pensar” (Castro Alves). Com esse ideal a Prefeitura de Macapá entregou nesta quarta-feira, 2, no salão de eventos do Sesc Araxá, 80 bibliotecas estantes para as escolas da rede municipal de ensino, como parte do Projeto Escola de Leitores da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Um investimento de mais de R$ 58 mil em livros e R$ 24 mil na confecção das estantes – recurso do Tesouro Municipal e do Programa Mais Educação do Governo Federal.

Exibindo DSC_7880.jpg

Rodeados de livros dos diversos personagens de histórias infantis, didáticos, exposições literárias dos alunos, o público formado pelos diretores e coordenadores das escolas municipais, vereadores, secretária municipal de Educação, Antônia Andrade e o prefeito Clécio Luís, assistiram a apresentação de dança e teatro dos alunos das escolas municipais.

Exibindo DSC_7916.jpg

O prefeito Clécio destacou que a educação é um dos setores que precisa ser resgatado, que necessita de investimento e que a prefeitura tem um papel fundamental, já que é responsável pelo ensino de base. “Temos que apoiar e incentivar as crianças a ler, apostar em projetos de leitura, concursos de escrita para desenvolver nesses pequenos cidadãos a pensar, a serem críticos. A leitura é fundamental no aprendizado. Queremos tornar Macapá uma cidade referência de leitores no país”.

Exibindo DSC_7854.jpg

O Projeto Escola de Leitores visa incentivar a leitura como formação cultural para o desenvolvimento educacional do aluno. É uma política de fortalecimento de acesso à leitura. A “Biblioteca Estante” contém aproximadamente 150 títulos, entre literários, temáticos, em braile, alguns de escritores da Amazônia e do Amapá. São aproximadamente 12 mil livros distribuídos nas escolas, à disposição da comunidade, pois, assim como os alunos, os pais também poderão utilizar os livros por meio da Política de Acesso aos Pais, na qual os estudantes poderão levar para casa exemplares para que todos da família tenham o contato com as obras e criem o hábito da leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *