Jornada de Leitura no Cárcere

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas, realiza gratuitamente, entre os dias 5 e 7 de fevereiro, das 14h30 às 17h30, a primeira edição da Jornada de Leitura no Cárcere, iniciativa do Observatório do Livro e da Leitura, que acontece em formato 100% online. As inscrições devem ser realizadas por meio do link: http://observatoriodolivro.org.br/jornada.

 

O Observatório do Livro e da Leitura integra o Eixo 3 do Programa Justiça Presente, onde estão relacionadas as Políticas  de Cidadania. O Programa Justiça Presente está em execução desde 2018, por meio de cooperação entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Tem como foco buscar desenvolver políticas públicas para o enfrentamento e superação do quadro de desordem estrutural que caracteriza o Sistema Prisional Brasileiro, conforme explicitou o Secretário-Geral do CNJ, desembargador Carlos Von Adamek.

 

O desembargador Rommel Araújo (foto), supervisor do Grupo de Monitoramento do Sistema Carcerário no Amapá, destacou que “o evento é uma oportunidade de aprimoramento e qualificação para os profissionais que atuam em projetos de leitura no Sistema Carcerário, com exposições e reflexões sobre práticas bem sucedidas e trocas de experiências”. De acordo com o desembargador, “a Jornada também irá preparar mais pessoas para atuarem com esse tema, no sentido de que sejam expandidas as ações que permitem a remição das penas por livros lidos”.

A programação da Jornada da Leitura no Cárcere, além das reflexões sobre o tema, terá uma mostra de algumas das principais práticas de promoção da leitura no sistema prisional brasileiro. O evento conta com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP).

(Fonte: Portal do TJAP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *