Milhares de peixes mortos

O canal da Mendonça Junior, no centro de Macapá, amanheceu assim:

peixe
Foto: Otto Ramos

Milhares de peixes mortos.
A causa? Provavelmente a poluição. O canal é fedorento, sujo, nele são despejados dejetos de várias casas e lojas do entorno.
Há muitos e muitos anos que, sem rede de esgoto, moradores e lojistas daquela área improvisaram tubulações que jogam direto no canal os dejetos.
O poder público sempre soube disso, mas nunca fez nada.

  • Muitas vezes, somente criticamos e não falamos em soluções para os nossos problemas comuns.
    No caso desse canal, como cidadão de Macapá, penso que uma ideia a ser discutida seria a construção de um elevado, de dois pisos, ao longo do canal: o primeiro, para estacionamento de veículos; o segundo, para instalar pequenos empreendedores, dentre os quais aqueles da Cora de Carvalho e os da Antônio Coelho de Carvalho.
    No caso, necessitaria de um esforço coletivo junto à União (recursos financeiros, área de marinha etc.), Município (trânsito, legalização de áreas etc.), Estado (recursos financeiros adicionais, água e esgoto etc.), SEBRAE (assessoria a empreendedores) etc.
    Tem solução, basta vontade política!

  • Alcinéa, o centro de Macapá é um verdadeiro sanitário a céu aberto. E por falar em sanitário, a quantas anda a construção do shopping popular, na Av. Henrique Galúcio com São José ? Dá nojo andar por ali. Só Jesus na causa deste Estado.

  • Ronaldo Jr.
    abominável pensar assim…Que pena!

    Rio Tiete que corta São Paulo começou assim ! Foi tanto esgoto clandestino que foram ligados após a decada de 1.930, que hoje ninguem mais sabe nada, e São Paulo tem Cheiro de Esgoto em torno das Marginais dos Rios Tiete e Pinheiros, eu vi estes canais sendo construido a cerca de mais 40 anos atrás. e se não tomar medidas que venham, impedir o aumento da poluição do canal, vai piorar … isso ai é só um aviso da natureza morrendo !

  • E pensar que, quando eu era moleque, tomava banho e pescava bagres nessas águas. É o preço que se paga pelo “desenvolvimento”. Prova de que este tipo de progresso e ecologia é que nem água e óleo – não se misturam.
    .

  • Não é um problema facil de resolver não….quem vai mudar as ligações clandestinas existente ? qual destina então será dado a elas ? Jogar onde este esgoto sem tratamento….Primeiro o poder publico precisa criar o saneamento, depois então sim punir quem burlar a lei …mais uma para a lista dos problemas enquanto isso os peixes ……e toda e qualquer vida do canal esta comprometida.

  • Desde 1992 garanto que existe fezes vulgo merda que são despejados no meio fio. Confiram entre São José e tira-dentes do lado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *