Palestras, leituras e brincadeiras

pmm1Lendo, discutindo e brincando. Assim os estudantes da Escola Municipal José Duarte passaram a manhã desta quinta-feira, 12, na programação do projeto “Caravana da Diversidade”, fruto da parceria entre o Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir) e a Faculdade Estácio/Famap.

De acordo com o diretor-presidente do Improir, Jorge Maciel, o projeto visa fortalecer a inserção social e a valorização da identidade afro-brasileira e indígena neste estabelecimento de ensino. “O objetivo é repensar o papel social da escola e do professor na formação de identidades, a partir das relações étnico-raciais nas escolas da rede municipal de ensino”.

Os professores e acadêmicos da Faculdade Estácio/Famap realizaram várias palestras na área pedagógica, administrativa, jurídica e de ciências contábeis. Brincadeiras lúdicas, leitura, além de palestras sobre conflitos na adolescência e empreendedorismo, fizeram parte da programação.

Para a estudante Samara dos Santos, 15 anos, do 7º ano do ensino fundamental, que participou da palestra sobre “Administração de conflitos na adolescência”, ministrada pelo professor de Administração, Oscar Serrano, a discussão sobre o assunto trouxe a realidade vivida pela sua geração.

“Aprendemos que é importante ouvir, enxergar e conversar antes de querer brigar. Muitos conflitos acontecem, a maioria devido ao bullying, apelidos e brincadeiras de mau gosto, acabam levando a agressões. Eu ainda não fui vítima, mas já presenciei situações assim e conheço quem já sofreu com isso, e agora com a ajuda da palestra podemos ajudar a evitar essas situações”, ressaltou a aluna.

De acordo com o professor Oscar Serrano, a intenção é trocar experiência, fazer os acadêmicos irem para a prática e também ajudar as crianças e adolescentes repassando algum tipo de conhecimento, e, principalmente, combatendo todo tipo de preconceito. “A caravana percorrerá outras escolas do ensino municipal e também por escolas da rede estadual”, informou.

(Pérola Pedrosa/Asscom PMM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *