PF prende candidato que tentava fraudar o ENEM em Macapá

foto-2
A redação já prontinha que o candidato levou para fazer a prova

A Polícia Federal prendeu nesse domingo (6/11) um homem de 31 anos que tentava fraudar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Faculdade Estácio do Amapá em Macapá (AP).

Policiais federais se passaram por aplicadores de prova e realizaram vigilância durante a realização do certame. Após a saída do candidato suspeito do local de prova, ele foi abordado e durante busca pessoal foi encontrado um texto com o tema da redação do Enem.

O homem confessou que já foi para a prova sabendo do tema da redação, que teria sido passado por uma amiga na manhã do domingo. O preso foi encaminhado à Superintendência de Polícia Federal no Amapá, local onde foi arbitrada fiança. Ele irá responder por fraude em certame de interesse público, cuja pena varia de um a quatro anos de reclusão, além do pagamento de multa.

A ação fez parte da Operação Jogo Limpo, que cumpriu 22 mandados de busca e apreensão nos Estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Tocantins, Amapá e Pará. A partir da análise de gabaritos apresentados em anos anteriores promovida pela Policia Federal em conjunto com o INEP, foram identificadas 22 pessoas que teriam apresentado respostas suspeitas de fraude e que fariam a prova novamente em 2016.

(Comunicação/PF-AP)

  • Alguns candidatos pegos afirmam que já sabiam do tema da redação e já tinham o acesso pelo gabarito pela manhã, mas o MEC não reconhece a fraude. Pobres dos candidatos honestos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *