Prefeito foi conferir in loco o alagamento no Centro

O prefeito de Macapá, Antônio Furlan, esteve nas ruas do centro da cidade nesta segunda-feira para monitorar a situação dos pontos alagados devido às fortes chuvas. Acompanhado da equipe de secretariado, o gestor também conversou com comerciantes que tiveram prejuízos com a inundação e ressaltou o trabalho que o Município vem desenvolvendo na limpeza dos canais e desobstrução de passagens de água.

Ao blog, lojistas disseram que o alagamento se deu porque as comportas do canal da Mendonça Junior não foram abertas a tempo de evitar isso. “Houve demora na abertura das comportas, o canal transbordou e então quando foram abertas a vazão da água foi muito rápida. Tem que abrir logo que começa a chuva para a água escoar para o rio”,  explicou um comerciante. Outros disseram a mesma coisa apenas com outras palavras. Um deles ressaltou que quando a chuva começou a maré ainda nem estava alta. A alta se deu por volta das 18h30 e a chuva começou bem antes.

Em seu site, a Prefeitura informou que:

“A Secretaria Municipal de Obras (Semob) é a pasta responsável pelo manejo das comportas da cidade, que são monitoradas 24h, de acordo com um protocolo profissional pré-definido, seguindo a tábua das marés.
A Semob segue um protocolo ininterrupto de monitoramento das comportas da cidade, inclusive em regime de plantão por 24h. Este trabalho é realizado por profissionais capacitados”.

Não disse que horas as comportas foram abertas.

Conscientização
A Prefeitura disse ainda que tem atuado diariamente na conscientização da população para manter a cidade limpa. A prática do descarte irregular do lixo contribui para o entupimento de bueiros e galerias de esgoto. A Zeladoria Urbana dispõe do Disque Denúncia pelo número 99970-1078, que funciona das 08h às 12h e das 14h às 18h. O contato também recebe mensagem de texto e WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *