Prefeitura limpa pela 11ª vez ponto de lixeira viciada no Cidade Nova

A Prefeitura de Macapá tem trabalhado constantemente para erradicar os chamados pontos de lixeira viciada. Segundo o último levantamento feito pela Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur), mais de 50 locais usados como área de descarte irregular de lixo e entulho foram detectados.

Um desses fica na Av. 1ª Projetada, no bairro Cidade Nova. Mesmo com intensa fiscalização, ainda é utilizado para descarte de lixo e entulho. Situado atrás de uma escola municipal, o local já foi limpo pela prefeitura 11 vezes somente este ano, totalizando a retirada de mais de 300 toneladas de lixo. São caroços de açaí, móveis e eletrodomésticos quebrados, animais mortos, material de restos de obras e outros tipos de resíduos.

Em fevereiro, fiscais do Município flagraram uma pessoa jogando lixo no local proveniente de uma panificadora. Ela foi notificada e levou os fiscais até o responsável por contratá-la para se desfazer do material. O dono da panificadora foi notificado e multado.

Segundo o titular da Semur, Claudiomar Rosa, esse é apenas um caso entre tantos. “Não adianta multarmos um ou dois e apreendermos carrinhos, somente isso não acaba com o problema de lixeira viciada. A população precisa cumprir o papel dela de preservar a limpeza do local e também de fiscalizar, pois é a que sofre com mau cheiro e proliferação de pestes, como ratos e baratas”.

Punição
De acordo com a Lei Complementar 054/08, a punição para quem for identificado despejando resíduos em via pública é notificação e multa, no valor de até R$ 2 mil, podendo ainda responder no Ministério Público por crime ambiental. Pelo número de telefone 99147-1050, a população pode enviar fotos, vídeos ou ligar para denunciar quem joga lixo em via pública.

(Texto: Aline Brito – Foto: Gabriel Flores/PMM)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *