Quem completa 16 anos até outubro já pode tirar o Título de Eleitor

Jovem que completa 16 anos até a data da Eleição já pode tirar o Título de Eleitor
Por Elton Tavares

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) informa aos jovens que possuem 15 anos de idade, mas que completarão 16 anos até o dia 2 de outubro de 2016, que já podem tirar o Título de Eleitor. A ação poderá ser efetuada até o dia 4 de maio deste ano, data em que o cadastro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) será fechado.

A idade mínima para votar é 16 anos e a Justiça Eleitoral convida todos nesta faixa etária a realizar o alistamento e tirar o primeiro título. O objetivo é incentivar os jovens a participar e exercitar seu direito ao voto no processo democrático nas eleições brasileiras. Os interessados deverão comparecer nos Cartórios Eleitorais da cidade onde pretendem votar.

Em Macapá funcionam na Casa da Cidadania a 2ª e 10ª Zonas Eleitorais, localizada na Avenida Mendonça Júnior, 1452, local onde os jovens que residem na capital amapaense precisarão se regularizar junto à Justiça Eleitoral.

Já os futuros eleitores que moram no interior do Amapá devem comparecer nos Cartórios Eleitorais da cidade onde pretendem votar.

Como tirar o Título
Para tirar o primeiro título de eleitor, basta que o jovem se dirija ao cartório eleitoral da sua região, portando a Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência. Além da Semana de Alistamento do Jovem Eleitor, os interessados em votar nas Eleições Municipais de 2016 podem se alistar na Justiça Eleitoral até o dia 4 de maio deste ano, 151 dias antes do pleito, conforme previsto na Lei nº 9.504/1997.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *