Randolfe Rodrigues visita penitenciária do Amapá

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) acompanhado do presidente da Ordem do Advogados (OAB) Secção Amapá, Paulo Campelo, faz uma visita hoje à tarde ao  Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (IAPEN)  para ver de perto as condições de segurança naquele presídio.
A decisão de ir ao Iapen foi tomada logo após a visita que ele fez ao presídio de Pedrinhas (MA) há poucos dias. Na ocasião, ele disse:  “Precisamos tomar como exemplo o que aconteceu no Maranhão e evitar que o Amapá passe por situação semelhante. Lá existem braços de facções criminosas poderosas que ameaçam a segurança de todo Brasil”.

  • No século XIX, em pleno emergir da ciência penitenciária, era comum se executar Comissões de Inspeção em prisões nas nações. Hoje, as ditas comissões são chamadas de modo geral, como visitas as penitenciárias por representantes do Poder Público e alguns casos por militantes dos Direitos Humanos. O sistema penitenciário amapaense, com seus prédios constituídos, como o IAPEN, também tem seus problemas. Infelizmente, quanto ao registro dos problemas sobre o cotidiano do ambiente carcerário, pouco se sabe. Além daqueles que rotineiramente vem à tona na mídia e que mais parece resultado na luta de poderes no interior do cárcere (poder institucional x poder prisional). Quiça que a visita do Senador Randolfe Rodrigues possa vir a dar frutos, quanto ao registro dos problemas que ainda estão em estado de invisibilidade à sociedade amapaense.

  • O que está valendo em época de eleição é estar na midia. O resto é o resto…Ao que tudo indica, com iria ficar “feio” ver as condições penitenciárias do MA e se omitir em relação às péssimas condições do AP, era preciso dar uma satisfação à midia…aff!!!

  • Vivemos um momento tão delicado aqui no Amapá e os senadores Randolfe e João Capiberibe, perdem um tempo precioso para cuidarem dos interesses pessoais.

  • Precisamos resolver os problemas do nosso estado primeiro e não utilizar problemas de outros estados para atacar adversários do nosso estado.

  • Que preocupação! Aqui no Amapá não têm diferença alguma do resto do Brasil. Temos presídios inseguros, saúde precária e políticos corruptos também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *