Raríssima explosão de meteoros será visível nesta sexta-feira

, do portal Mistérios do Espaço

Um espetáculo visual poderá ocorrer no céus brasileiros, quando a Terra cruzar a órbita de fragmentos da chuva de meteoros conhecida como Alfa Monocerotídeos. A passagem indica um aumento considerável de meteoros, também conhecidos como “estrelas cadentes”, visíveis na madrugada de sexta-feira, 22/11, mais precisamente entre 1h30 e 2h10 (horário de Brasília).

Causada pelo cometa C/1943 W1, descoberto astrônomo holândes Hendrik van Gent, o chuveiro geralmente não é muito ativo ao decorrer dos anos, até que ocorre um surto de meteoros ocasional. Trata-se de um fenômeno raro, que, se a previsão se concretizar, pode proporcionar uma taxa incrível de 400 à 600 meteoros por hora, conforme divulgado pela Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon).

O Brasil está na área considerada excelente para observação do fenômeno, quando até mesmo a Lua ainda não terá surgido no horizonte para ofuscar o brilho dos meteoros. A direção esperada será a Leste, na constelação do Unicórnio, cerca 45° acima do horizonte.

A observação não tem segredo, apenas é recomendável um local sem poluição luminosa e com um céu minimamente estrelado. O uso de equipamentos ópticos, como binóculo ou telescópio, não é necessário. O campo de visão fechado desses equipamentos não permitirá seus olhos de verem uma boa porção do céu, o que é crucial para ver meteoros.

A Bramon recomenda você anotar o número de “estrelas cadentes” que conseguir visualizar e enviar os dados para eles, pois ajudará no estudo da previsibilidade de eventos desse tipo.  Boas observações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *