Sarau na escola Antônio Pontes

A escola Estadual Antônio Cordeiro Pontes realiza pelo 3º ano consecutivo o Projeto Sarau. Com o tema “Mestre Oscar Santos: uma viagem em terras tucujus”; o projeto deste homenageia o grande Maestro que marcou a história da música popular amapaense; assim como buscar a valorização da cultura amapaense. O projeto é desenvolvido durante os sábados letivos dos meses de outubro e novembro. Alunos de 13 a 18 anos são separados por oficinas nos turnos da manhã e tarde.

As oficinas desenvolvidas na escola são: Musica, Coral, Teatro, Dança, Poesia, Caricatura (vida e obra), Culinária, Plantas Medicinais, Música Eletrônica, Moda, Vídeo, Pirografia, Arqueologia, Artesanato e Dicionário Tucuju. Oficinas retratam o legado cultural do Mestre Oscar Santos e a cultura amapaense.

Oscar Santos (1905 – 1976) foi um dos grandes mestres da música amapaense, músico autodidata, ele também foi um dos maiores educadores do Brasil, tendo alunos espalhados por todo território nacional. Devido a afeição ao ensino de todos os instrumentos nas áreas de sopros, percussão, violão, violino, entre outros, que ele revolucionou a educação musical do então Território Federal do Amapá.

Mestre Oscar Santos, também tem grande ligação a Escola Antônio Cordeiro Pontes, isso ainda na época do GM (Ginásio de Macapá). Oscar Santos era maestro e lecionava música na Escola, e como ensinava diversos ritmos e instrumentos, era responsável pelas Bandas Marciais, que encantavam o povo amapaense nos desfiles da FAB nas décadas de 80.

A culminância do Sarau deste ano, diferente dos anos anteriores, será  em duas etapas. No dia 21 de dezembro, a partir das 17h acontecerá a exposição das Oficinas na Quadra Poliesportiva da Escola Antônio Cordeiro Pontes e no dia 22 de dezembro a partir das 14h no Teatro das Bacabeiras ocorrerão as apresentações de Palco. A entrada na quadra é livre. A entrada no teatro custa R$ 2,00 e os ingressos estão à venda na escola.

(Texto: Marcelo Lima, professor da Escola Antonio Cordeiro Pontes e Coordenador do Projeto III Sarau)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *