Semana do Meio Ambiente – Amazônia, resistência pela vida

Começa nesta terça, 1º, e vai até o dia 05 de junho, a Semana do Meio Ambiente 2021, promovida pelo Fórum Nacional Permanente em Defesa da Amazônia.
O evento virtual tem a participação supra partidária de parlamentares da Câmara dos Deputados e organizações da sociedade civil de diversos estados brasileiros
“Essa semana apresenta a união das forças que defendem um Brasil mais generoso e uma Amazônia capaz de garantir, com toda sua riqueza de biodiversidade, o desenvolvimento do Brasil. Esse é um momento definidor do futuro do Brasil e da Amazônia e assim o futuro do Planeta”, afirma o deputado federal Camilo Capiberibe (PSB/AP), um dos organizadores do evento.
Nesta terça, os painéis de abertura tratam de “Amazônia e Meio Ambiente” e “Amazônia: Populações Extrativistas, comunidades tradicionais, povo negro, quilombolas e Meio Ambiente”. Os painéis da Semana do Meio Ambiente podem ser acompanhados diariamente, a partir das 10 horas da manhã, na fan page do deputado federal Camilo Capiberibe – https://www.facebook.com/camilocapiberibe

Para os idealizadores, a Semana do Meio Ambiente é uma manifestação da sociedade brasileira e seus representantes para frear os retrocessos dos últimos anos, com ataques ao meio ambiente e a desconstrução da política de preservação ambiental. Eles consideram necessária uma ampla mobilização pela Amazônia, construindo caminhos para reverter a devastação ambiental e a exclusão social na floresta, nas águas e nas cidades.
“É hora de aliarmos a mobilização parlamentar e social para barrar o retrocesso nas políticas de meio ambiente para a destruição da Amazônia, como o fim do licenciamento ambiental, o PL da Grilagem (Projeto de Lei 510) e as atividades predatórias nas terras indígenas”, detalha Capiberibe.

Resistência – “Amazônia, Resistência Pela Vida” é o tema da semana do Meio Ambiente que abriga uma série de painéis temáticos, manifestação cultural, visitas virtuais a pontos históricos pela Amazônia e grande ato político em defesa da Amazônia e seus povos.
A cada dia durante a semana ocorrem debates com diversos segmentos e lideranças de temas como o meio ambiente e a Amazônia indígena, a realidade das populações extrativistas, comunidades tradicionais, povo negro e quilombolas. Os painéis temáticos ainda abordarão a Amazônia Mulheres; Juventude; LGBTQI; Agricultura Familiar; e Educação, Pesquisa, Ciência e Meio Ambiente.
Todos os eventos terão a participação de representantes amapaenses. As manifestações culturais contarão com apresentação de Marabaixo, do cantor e compositor Zé Miguel e um tour virtual pelo Museu Sacaca.

(Texto: Sizan Luis Esberci/Gabinete do deputado federal Camilo Capiberibe – PSB/AP)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *