Startup20: Amapá é referência global na criação de negócios inovadores

O Amapá irá sediar a partir desta sexta-feira, 23, o Startup20, que reunirá as maiores economias do planeta para discutir bioeconomia, inovação, tecnologia e desenvolvimento sustentável no coração da Amazônia. A escolha do Amapá como sede do encontro é estratégica devido ao sucesso dos empreendimentos do setor já consolidados no estado nortista. O evento é realizado pela Associação Brasileira de Startups, em parceria com o Governo do Amapá e o Sebrae.

VEJA AQUI A PROGRAMAÇÃO DA STARTUP20

As startups são empreendimentos com modelo de negócios inovador, com impacto social e que soluciona problemas. O membro da comunidade Tucuju Valley e CEO da startup Proesc, Lindomar Góes, explica que, até 2022, o estado registrou 41 startups em atividade com geração de 500 empregos diretos e indiretos, de acordo com a pesquisa Cenários das Startups no Amapá, realizada pelo Sebrae.

Contudo, segundo Góes, o número de startups no cenário amapaense pode ser muito maior, uma vez que esses empreendimentos estão em várias fases de negócio.

“As startups amapaenses passam de 100 em várias fases. Temos aqui a maior startup da Amazônia, que é a Proesc; já a Orça Fácil é líder em orçamento de obras no Brasil; Tributei, líder em gestão de ICMS. Além disso, o Amapá conseguiu engajar as instituições: Sebrae, Senai, Governo do Estado, prefeituras, todas têm ações voltadas para a criação de empresas. Então é um ecossistema de inovação que funciona de maneira integrada”, reforça o empreendedor.

O destaque do Amapá no desenvolvimento das startups aliado à preservação ambiental foi um dos fatores decisivos para que o estado amazônico se tornasse sede do Startup20. De acordo com a Associação Brasileira de Startups, Macapá é a segunda cidade com mais negócios inovadores no Norte do Brasil, atrás apenas de Manaus.

“O Amapá foi escolhido a dedo para sediar esse evento porque possui startups extremamente organizadas e engajadas por profissionais que vêm desenvolvendo um trabalho fenomenal, mostrando como o empreendedor brasileiro é brilhante. A gente espera que esta oportunidade seja uma virada de chave para o Amapá e para o Brasil”, frisou a presidente da Associação Brasileira de Startups, Ingrid Barth.

(Secom/GEA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *