Subcomissão da Câmara vem ao Amapá colher dados sobre violência contra a mulher

O Amapá é o próximo destino da Subcomissão Especial da Câmara Federal que discute o tema violência contra a mulher. As deputadas Nilda Gondim, presidente, e a relatora, Rosane Ferreira, estarão nos dias 8 e 9 de agosto no estado, visitando órgãos e no evento que vai reunir autoridades e representantes de entidades que tratam do assunto e lutam em defesa da mulher. A subcomissão dá suporte para a Comissão de Seguridade Social e Família e complementa os trabalhos da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Violência Contra a Mulher no Brasil.
As integrantes da Subcomissão estão fazendo diligências inicialmente nos estados das regiões Norte e Nordeste, e coletando dados sobre atendimento à mulher vítima, para compor o mapa de violência no Brasil. A subcomissão não tem poder de investigar, mas as informações são importantes  para a formulação de políticas públicas para proteção e redução da violência, e pretende garantir punição mais eficaz de agressores. No plano de trabalho da equipe estão previstas visitas em órgãos públicos ou não, que tenham como bandeira de luta os direitos humanos voltados para mulheres.
A deputada Fátima Pelaes, que também está na condução dos trabalhos no Amapá, alinha parceria com o Governo do Estado através da Secretaria da Mulher, prefeituras, bancadas femininas da Câmara Federal, Assembleia Legislativa, Câmaras de Vereadores e entidades como a Rede de Atendimento à Mulher. “É um trabalho de extrema importância para combater a violência contra a mulher e temos que contar com a participação de todos. Os números colhidos no Amapá darão subsídios para a elaboração do relatório final”, disse a deputada.

(Mariléia Maciel – Gab. deputada Fátima Pelaes)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *