Um momento mágico no qual agradecemos por tudo que recebemos: saúde, amor, paz, prosperidade… e depois de agradecer fazemos pedidos.
É assim o Tanabata Matsuri, ou Festival das Estrelas.
Em Macapá será realizado no Centro de Aprimoramento da Igreja Messiânica, hoje, sábado, às 18h30h.

Mas o que é o Tanabata Matsuri? De onde vem? Como surgiu?
www.nipocultura.com.br – Tanabata Matsuri [七夕祭り] é um festival japonês. Originado há 2 mil anos da mescla de várias outras festividades, principalmente uma festa chinesa chamada Kikkouden [乞巧奠], o festival também é conhecido como o Festival das Estrelas.
O nome Tanabata é relacionado com a leitura das cartas chinesas, que costumavam ser chamadas de shichiseki [七夕]. Para tanto, nas cerimônias xintoístas de purificação, as miko [巫女] (mulheres que transmitiam as palavras dos deuses) vestiam sobre seus vestidos, um pano especial denominado tanabata [棚机], rezando para os deuses pela proteção das plantações de arroz, pela chuva e mais tarde, por uma boa colheita no outono.
Entristecido com a irresponsabilidade do casal, o Senhor Celestial decidiu separá-los, obrigando-os a morar em lados opostos da Via-Láctea. Permitiu que se encontrassem apenas uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar, desde que cumprissem as suas tarefas diárias. Assim, todos os anos, nesta data, a partir da foz da Via Láctea, um barqueiro da lua leva Orihime ao encontro do seu amado Hikoboshi. Contudo, caso a princesa não tenha feito o melhor da sua tarefa, o Senhor Celestial fazia com que chovesse, inundando o rio e impedindo que o barqueiro viesse buscá-la. Nestas ocasiões, os Kasasagi (grupo de aves) ajudavam a princesa a cruzar o rio, formando uma ponte de pássaros sobre a Via Láctea.
O Festival Tanabata celebra a melhoria da sabedoria e capacidades da pessoas. Tal como na China, os japoneses acrescentaram valores específicos para os desejos de Orihime aprimorar suas habilidades e trabalhar duro para que possa encontrar com Hikoboshi. Atualmente, os japoneses escrevem os seus desejos, geralmente para si próprio ou familiares, tais como: aumento do desempenho no trabalho ou nos estudos, sonhos e esperanças para o futuro. Os desejos escritos nas tiras de papéis coloridos chamados tanzaku [短冊] são pendurados em bambus, na esperança que os desejos se tornem realidades.


Todos receberam shorinkas – que são pequenos arranjos de flores naturais, feitos com muito amor e que levam luz para as pessoas que as recebem
Distribuição dos tanzakus. Os tanzakus são papéis coloridos onde as pessoas escrevem seus pedidos e peduram nas árvores. Cada pessoa recebe um jogo de três tanzakus. Num escreve os pedidos e coloca numa árvore de bambu na própria Igreja. Os outros dois, com outros pedidos (geralmente pessoais) são pendurados em árvores de praças, ruas, nos jardins ou mesmo numa ikebana que a pessoa tenha em casa. Depois é só esperar que as estrelas atendam os pedidos.
2 Comentários para "Tanabata Matsuri – O Festival das Estrelas"
Nossa, que delicia, que maravilha, magico mesmo, amei, parabens e muito sucesso. bjs
Nani ga dansei no ma de heiwa to chōwa no taiseikō kono oiwai!