Vinhos para iniciantes: como começar a beber – Por Renato Salviano

Vinhos para iniciantes: como começar a beber
Por Renato Salviano*

Se tem uma pergunta que recebo com frequência, é: como começo a beber vinho? E mais: qual vinho eu escolho? A resposta é mais fácil do que se imagina.

Sempre aconselho que você comece com vinhos brancos jovens e espumantes moscateis ou demi-secs. Estes vinhos não contém o que chamamos de TANINOS (substâncias encontradas em diversas frutas, plantas e vegetais e presentes nas cascas de uvas tintas), que nada mais é do que aquela sensação travosa que sentimos ao tomar um vinho seco – no estilo banana verde. Logo, sem o tanino, o vinho entra de maneira mais tranquila, e você vai acostumando seu paladar.

Um chardonnay jovem é uma boa opção de vinho branco seco para iniciantes

Agora se você quer partir direto para os vinhos tintos, recomendo buscar por aqueles meio secos ou secos de uvas mais tranquilas de se beber, como é o caso da Pinot Noir ou da Merlot, que apesar de serem tintas, possuem menor concentração de taninos.

Considere sempre iniciar pela Uva Pinot Noir: menos tânica, muito aromática e mais fácil de beber

Ah, dê preferência por vinhos mais jovens! Geralmente estes são os vinhos de entrada das vinícolas, aqueles mais em conta e de safras mais recentes, na maioria das vezes não passando por barricas de carvalho (essa informação você encontra em qualquer rótulo de vinho).

Outra dica que dou: faça anotações dos vinhos que beber! Assim saberá com o tempo qual uva ou estilo mais lhe agrada. Outra dica legal é chamar uns amigos e experimentar vinhos de uvas diferentes na mesma noite, uma espécie de degustação.

Na dúvida, procure sempre a opinião de um especialista, como um Sommelier. Ele é o profissional ideal para indicar o melhor vinho, para a ocasião necessária.
Você pode entrar em contato comigo pelo Twitter @RenatoSalviano ou pelos Instagrams @RenatoSalviano e @BoutiqueVinhoeCia. Vai ser muito legal tirar suas dúvidas e conhecer suas experiências.
Até semana que vem!

*Renato Salviano é advogado, crítico gastronômico e Sommelier, pela Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul. Possui em seu currículo diversos cursos no mundo dos vinhos, dentre eles Certificação Internacional pela Wine & Spirit Education Trust, instituição do Reino Unido presente em diversos países, com mais de 70 anos de experiência em educação no mundo dos vinhos.
Toda quinta-feira Renato Salviano escreve aqui neste site  sobre comidas e bebidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *