França concede ao senador Randolfe Rodrigues a comenda Légion d’honneur, uma das condecorações mais famosas do mundo

Senador Randolfe Rodrigues vai dormir hoje mais feliz que festeiro de marabaixo. O motivo de tanta felicidade foi a carta que recebeu no final da tarde de hoje do  encarregado de Negócios da Embaixada da França no Brasil, Gilles Pecassou, informando-o que o presidente Emannuel Macron concedeu-lhe a comenda Légion d’honneur,  que é a mais alta distinção da França e uma das condecorações mais famosas do mundo. Ela foi instituída por Napoleão Bonaparte em 1802 e  representa a ordem máxima do país.

De acordo com o governo francês a condecoração é um reconhecimento pela atuação de Randolfe  no enfrentamento da Covid-19 no Brasil e por sua defesa fervorosa do meio ambiente e do Acordo de Paris.

Na carta, Gilles Pecassou ressalta ainda que “esse título honorífico constitui um reconhecimento de seu profundo empenho em prol da cooperação transfronteiriça e, mais particularmente, de sua incansável dedicação ao desenvolvimento das regiões limítrofes do Amapá e da Guiana Francesa”

Poucos estrangeiros já receberam esta comenda. Randolfe é o único brasileiro e o único político  agraciado neste ano de 2021.

Apenas sete pessoas foram agraciadas com a comenda este ano: o brasileiro Randolfe Rodrigues,  os argentinos Alberto Barbieri e Patricia Pellegrini, a austríaca Cynthia Zimmermann, a belga Michèle Sioen, a camaronesa Marthe Wandou e a chilena Marcia Covarrubias Martinez.

Dentre os brasileiros que a receberam, desde 1804, estão D.Pedro II, Marquês de Sapucaí, Visconde do Rio Branco, e os presidentes  Epitácio Pessoa, Juscelino Kubitschek, Gaspar Dutra e Fernando Henrique Cardoso.

  • Boa tarde companheira. Parabéns ao nosso Senador, ao Amapá, à Amazônia e por que não dizer?! Ao nosso Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *