Pauliceia Ignorada

pauliceiaO leitor de Pauliceia Ignorada vai conhecer os interessantes resultados do olhar híbrido de uma historiadora e de uma observadora sensível: encontrar histórias instigantes, onde não parecia existir nada que valesse a pena ser contado. Diferente do autor de ficção que se apropria dos fragmentos de outras vidas à serviço de sua imaginação, Neta Mello dá voz àqueles que guardam, em silêncio, vidas densas e atraentes. Sua escuta cuidadosa e altruísta gera essas histórias que podem parecer  recompensas do acaso. No entanto, bem sabemos que o imprevisto, dessa natureza, é uma retribuição do destino para aqueles instigados por uma busca genuína. A autora procura por uma São Paula estóica, porém, obscurecida pela desatenção e desinteresse dos ditos ganhadores.

Vivemos – em companhia dos personagens  encontrados pelas ruas, estações de metrô ou elevadores – peripécias fortemente marcadas pelo cotidiano implacável e vigoroso.  Surge assim uma história passional sobre São Paulo contada sob o ponto de vista de profissionais do anonimato: vendedores de rua, auxiliar de radiologistas, ascensoristas, limpadores de academia de ginástica,  funcionários de cemitérios, entre outros. De dentro de uma cidade acelerada, desumana e sem referências,  saem essas histórias que abrem espaço para o individual e o singular: por mais que se pareçam, não há vidas iguais. A forte carga emocional  que acompanha esses relatos é responsável pela unicidade dessas experiências. É importante para todos nós pararmos para ouvi-las porque nossas próprias histórias sairão modificadas ao fim da leitura. As referências, para nos localizarmos nesse mapa enlouquecido da cidade, passam a ser as pessoas. Aliás essa parece ser uma das chaves para nossa sobrevivência afetiva.

Paulicéia Ignorada encontra algumas das histórias escondidas na intimidade de São Paulo. No entanto, seu leitor fica com a agradável sensação de que algum dia vai se deparar com outras e mais outras e outras mais, basta confiar que a busca de Neta Mello esteja só começando: sua sensibilidade ainda vai, certamente, ouvir mais as pessoas dessa cidade.

Pauliceia Ignorada
2a edição – SER- Selo Editorial REBRA/SCORTECCI EDITORA – 122 páginas
ISBN  978-85-366-0286-8
Preço de capa –  R$ 30,00
A venda em:
Livraria Asabeça – http://www.scortecci.com.br
Livraria Cultura – http://www.livrariacultura.com.br

rebra2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *