Recebi e agradeço

Este é um convite que muito me honra. Domício Proença Filho é crítico literário, poeta, professor, ficcionista, roteirista, autor de projetos culturais e presidente da Academia Brasileira de Letras.

Autor de dezenas de livros de poesia, ficção, didádico-pedagógicos e ensaios, em Leitura do texto, leitura do mundo, Proença ressalta  a relevância da matéria literária como poderoso nutriente do imaginário nacional e o papel do escritor como testemunha do seu tempo, tratando, em relação à cultura, da rearticulação dos conceitos tradicionais diante da realidade globalizada

“A leitura, em especial a dos textos literários, ainda é, na contemporaneidade, uma das atividades mais eficazes na direção do nosso conhecimento de nós mesmos, dos outros, do mundo e de nossa relação com os outros e o mundo”,  diz  ele.

De acordo com os editores, neste livro  Proença  “aborda o ato de ler e a sua importância, refletindo sobre aspectos relevantes referentes à leitura como fonte de prazer e cultura no âmbito das conceituações e seu inter-relacionamento, o autor abre espaço para considerações sobre o processo linguístico da comunicação ao discutir as funções da linguagem e destacar sua interação com história, ideologia, cidadania e contexto social. No que diz respeito à obra de arte literária, por sua vez, propõe reflexões sobre sua especificidade, seu vínculo com a língua-suporte em que se concretiza e a representatividade cultural de que se reveste – apontando os múltiplos enfoques que, por sua natureza, o texto de literatura possibilita”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *