Rute Xavier e o O Saci que Não Tinha Uma Perna Só

Página do livro O Saci que Não Tinha Uma Perna Só

Escritora, pedagoga e atriz, Rute Xavier é também contadora de história e co-autora de O Saci que Não Tinha Uma Perna Só – um livro infantil de grande sucesso, que ela escreveu com seu neto Adan Lucas, de 10 anos,  e a amiga Claudevania Carvalho. O livro traz uma abordagem inclusiva com o personagem Saci do folclore brasileiro e foi resultado de uma peça de teatro produzida para uma escola de Macapá.

Apaixonada por literatura infantil e incentivadora da leitura, Rute Xavier reúne, pelo menos uma vez por mês,  em sua casa (que já é conhecida como Toca do Saci),as crianças do bairro para ouvir histórias e  incentivá-las a ler, declamar, pintar e  escrever.

A criançada na Toca do Saci

Ela conta que essa paixão começou quando ainda era criancinha ouvindo as história que sua mãe contava.

“O contato com o mundo da “imaginação” veio da minha mãe que sempre contava histórias e “causos” quando eu era criança. As minhas histórias preferidas eram as de assombração. Hoje minha mãe com 76 anos, conta essas histórias para o Adan e para as crianças do meu projeto de incentivo à leitura “Toca do Saci” onde abro minha casa para as crianças do bairro Pacoval onde moro.

No mundo da leitura escrita comecei a ter contato entre 5 ou 6 anos lendo gibis. Meus preferidos eram os do Mickey, mas eu lia todos os que ganhava. Fui alfabetizada por meu pai, mas livros literários só passei a ter contato na escola por volta dos 9 anos. O primeiro que li foi A Cigarra e a Formiga. Penso que era da professora, pois minha turma da escola que estudei até a 4ª série, em Ananindeua no Pará, nunca foi levada a biblioteca da escola.  Não lembro muito dos detalhes da capa, mas era um verde espelhado com o desenho da cigarra tocando uma viola.”

Livros infantis recomendados por Rute Xavier:
1- O Saci que Não Tinha Uma Perna Só – Adan Lucas Claudevania Carvalho e Rute Xavier, pois a abordagem inclusiva e de respeito às diferenças que ele traz é algo que tem que fazer parte do cotidiano de qualquer criança.
2- O Cabelo de Lelê –  de Valéria Belém
3- Menina Bonita do laço de Fita – Ana Maria Machado
4- O Patinho Feio – Fábula de Hans Christian Andersen
5 – Marcelo, Marmelo, Martelo e outras histórias.  – Ruth Rocha

O saci da foto é o Adan Lucas, 10 anos de idade,  co-autor d’ O Saci que Não Tinha Uma Perna Só. Ele sempre é chamado nas escolas para autografar e falar de sua obra. Incentiva os coleguinhas a lerem e fala dos livros que já leu. O primeiro foi “O Boi Cavaco e a Vaca Valsa” aos seis anos de idade.
Os livros que ele recomenda?
O Saci que Não Tinha Uma Perna Só (claro, né?) e todas as fábulas infantis.

Nesta terça-feira, 18, data em que se comemora o Dia do Livro Infantil em nome de Adan Lucas este blog homenageia todos os autores de livros infantis.

E olha eu aí com o Lucas e a Rute no dia que conheci o pequeno escritor
  • Que lindo Alcinea! Acho que caiu um Cisco no meu olho rs. Obrigada milhões de vezes por está aqui nesse seu espaço Cultural de tamanho imensurável principalmente pra nós artistas do Amapá. Abraços

  • De parabéns o trabalho da Rute e do Lucas no incentivo aos pequenos leitores.
    De parabéns a Alcinéa por trazer para o blog e divulgar grandes histórias de pessoas que fazem a arte e sedimentam a nossa cultura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *