É tempo de esperança

Hoje, dia 04 de fevereiro, Macapá, a capital do Estado do Amapá, no extremo norte do Brasil, comemora 255 anos. Em seu discurso, durante a solenidade de aniversário da cidade, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) relembrou que foi ali, na igreja de São José, queMACAPÁ Francisco Xavier de Mendonça Furtado fundava a vila de São José de Macapá.
Ao lado do prefeito do município, Clécio Luís (PSOL) e do governador do Amapá, Camilo Capiberibe (PSB), o senador destacou que é tempo de esperança, mas de “um esperar fazendo”.

Macapá teve início com a ocupação pombalina, quando se definiu que a Amazônia deveria ser ocupada. É bela por natureza e rica em biodiversidade, é a única capital brasileira cortada pela Linha do Equador. “Macapá tem o mais belo endereço do planeta, nas margens do majestoso Rio Amazonas, mas apesar de tudo, a principal riqueza deste lugar é o seu povo. Macapá é feita de brancos, negros, índios… uma sociedade plural e diversa”, ressaltou.

 “Em 255 anos Macapá vive a sua mais grave crise urbana e econômica, reverter esse quadro exige esforço de todos nós, macapaenses de nascimento ou de coração”, afirmou o senador tratando da situação da cidade, onde o prefeito recentemente decretou estado de emergência devido o caos em diversas áreas como a saúde e educação.

Um pouco de história

Assegurado aos portugueses o domínio sobre as terras situadas entre os rios Amazonas e Oiapoque, os mesmos voltaram a se estabelecer na região, em 1738, posicionando em Macapá um destacamento militar. O Governador Francisco Xavier de Mendonça Furtado, ficou incumbido de implementar o povoamento da região Amazônica. No início de fevereiro de 1758, Mendonça Furtado novamente aportou em Macapá com numerosa comitiva. Estava em missão de marcação de fronteiras da Colônia com as terras pertencentes à Espanha, na região Amazônica, definida pelo Tratado de Madri, assinado em 1750. Veio para elevar o povoado à categoria de vila. No transcurso de uma solenidade, no dia 4 de fevereiro, Mendonça Furtado mudou a categoria administrativa do povoado de Macapá, elevando-o à condição de vila com a denominação de Vila de São José de Macapá.

(Texto e foto: Assessoria de Comunicação do gabinete do senador Randolfe)

  • Foto épica, para perpetuar nos anais da história do Amapá, 3 políticos jovens, reponsaveis diretos pelo futuro de nosso povo!

  • vendo essa foto do governado camilo,senador randolfe e do prefeito clecio eu fico feliz e e creio que o amapa vai muda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *