Amapá 80 anos – Biroba, o maquinista do Trem da Alegria

Chefe escoteiro, desportista, carnavalesco, animador de quadrilha junina. Durante décadas Biroba foi chefe do Grupo de Escoteiros do Mar Marcílio Dias. No esporte foi um abnegado e grande incentivador da pelada  Casados x Solteiros do bairro do Trem e organizador da Copa do Mundo Marcílio Dias. Numa cabine, com microfones e auto-falantes Biroba narrava todos os jogos realizados na Praça da Conceição. E como era divertido! Há causos e causos desta época e quem lembrar pode ir contando aí na caixinha de comentários.

No carnaval foi uma das figuras mais importantes de Piratas da Batucada e a gratidão da escola por ele foi traduzida no enredo “Biroba, o maquinista do Trem da alegria” (não lembro o ano). Funcionário público e amante do belo fez um dos mais lindos jardins que Macapá teve na década de 70. Foi o jardim da Secretaria de Obras, ali na Avenida Fab esquina com a Leopoldo. Ele trabalhava na Sosp e quando o moderno prédio (naquela época era realmente super moderno) foi inaugurado, Biroba entendeu que um prédio tão bonito (sim! para os padrões da época era lindo)  como aquele merecia um belo jardim e o fez.
Biroba faz parte da história do Amapá.

  • Boa noite, Alcinéa. Esse enredo foi de 1987. Pela primeira vez os Piratas da Batucada ganharia um desfile de Carnaval. O presidente Monteiro me pediu que fizesse o samba, pois naquela época a diretoria só dava o enredo e encomendava o samba. Ele me escolheu porque no ano anterior ganhei o festival após tumultuada eleição que dava como vencedor o compositor Jeconias Araújo. Depois que vimos a planilha dos jurados fui declarado vencedor (os jurados haviam “errado” a conta em detrimento do meu samba).
    Em 1987, na FAB, o samba sobre o Biroba foi interpretado pelo Neck, o Mestre de Bateria era o Saci do Bolão e o Mestre Sala era o Amaral, todos do Laguinho. Foi um golpe de Mestre esse do Monteiro. Aí partir deste ano começaria uma sucessão de vitórias da escola do Trem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *