Hoje é o Dia Estadual da Poesia

bocaa1

Instituído pela Lei N. 580, de 21/06/2000, 8 de agosto é o Dia Estadual da Poesia. A data foi escolhida em homenagem ao poeta, médico, professor e ex-prefeito de Macapá Alexandre Vaz Tavares, nascido em Macapá no dia 8 de agosto de 1858. Consta que ele foi o primeiro  a escrever poemas sobre Macapá. Sua poesia “Macapá” (praticamente desconhecida das novas gerações) foi publicada pela primeira vez em agosto de 1889, na Revista de Educação e Ensino do Pará. Vaz Tavares morreu em abril de 1926, aos 67 anos.

Vale ressaltar que a iniciativa de  instituir o Dia Estadual da Poesia partiu dos poetas José Pastana, Ricardo Pontes e Leão Zagury. Eles fizeram a minuta de  um projeto de lei e apresentaram ao então deputado Edinho Duarte, que abraçou a causa, fez o projeto e apresentou na ALAP, sendo aprovado por unanimidade.

O Movimento Poesia na Boca da Noite e a Associação Literária do Estado do Amapá (Alieap) vão comemorar o Dia Estadual da Poesia   sábado que vem , das 9h às 11h na Praça Veiga Cabral, com café da manhã, distribuição de brindes poéticos, varal de poesia, venda de livros, sessão de autógrafos, leitura e declamação de poemas de autores amapaenses, entre eles “Macapá” de Vaz Tavares.

Você, leitor do blog, é nosso convidado especial. Leve sua poesia ou de seus poetas preferidos para ler, declamar ou enriquecer o varal.
Todos estão convidados. E nem precisa ser poeta para participar deste momento mágico, basta gostar de poesia.
Então está combinado: nos encontraremos sábado, a partir das 9h, na Praça Veiga Cabral.

Veja aqui como foi linda, emocionante e inesquecível a comemoração ano passado. E este ano vai ser melhor ainda.

(Se precisar de mais informações entre em contato com a ALIEAP ou com os membros do Poesia na Boca da Noite, ou use a caixinha de comentários deste blog ou pelo email [email protected] )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *